Seaster integra fórum de aprendizagem e promove formação para jovens aprendizes
O Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves, (CENTUR), em Belém, foi palco do encontro Juventudes, evento que reuniu cerca de 1500 jovens aprendizes para incentivar o desenvolvimento integral de adolescentes e jovens da região metropolitana. No evento, foram discutidos o respeito das tendências e desafios do mercado de trabalho, e o incentivo à inclusão social. O evento ocorreu no formato híbrido remoto, o que permitiu a flexibilidade aos participantes de forma presencial e online, na participação de palestras e workshop.
O "Juventudes" é uma iniciativa do Fórum Paraense de Aprendizagem Profissional (FOPAP), em colaboração com mais 24 instituições governamentais e não governamentais, entre elas a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster).
“Aqui, chamamos a juventude para debater temas importantes, o entre eles a geração de emprego e renda, o ingresso no primeiro emprego e no empreendedorismo. Um momento muito rico, onde conseguimos reunir 1.500 jovens. Posso dizer que estamos avançando, com a certeza de que a política da aprendizagem no Pará está no caminho certo, contratando e qualificando nossa juventude”, reforçou o Secretário adjunto do trabalho Emprego e Renda da Seaster, Miriquinho Batista.
Entre as temáticas debatidas ao longo dia, ganharam destaque as tecnologias digitais no mundo do trabalho, as novas habilidades e oportunidades e as tendências do mercado e seus desafios.
Carlos Bahia, de 17 anos, é jovem aprendiz e integra, a partir da Seaster, o programa 1º ofício. Ele conta que através dos debates e da formação, ele se prepara para ser um bom profissional.
“Estamos absorvendo conhecimento para ter potencial de trabalho. Meu objetivo é ter um bom emprego e ser um ótimo profissional, e eu acredito que oportunidades como essas nos ajudam nesse preparo”, pontuou.
Por meio do primeiro ofício, a Seaster já inseriu mais de 2 mil jovens em vagas de aprendizagem e certificou cerca de 80 empresas com o selo “Empresa Cidadã”.
Contribuição: Jully Rocha