Polícia Militar integra operação nacional e reforça segurança pública em municípios paraenses
A Polícia Militar do Estado do Pará integrou, nesta terça-feira (7), a primeira edição da operação nacional denominada “Força Total - Polícias Militares a serviço do Brasil”. O trabalho integrado de segurança pública fez parte das comemorações pelos 30 anos de criação do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares (CNCG-PM) e reuniu tropas de todo o País, ocorrendo de forma simultânea em todos os Estados Brasileiros e no Distrito Federal.
A operação teve como objetivo a execução de ações de prevenção qualificada contra o crime, ampliando a sensação de segurança da população por meio da intensificação do policiamento ostensivo em suas diversas modalidades, em todo território nacional, principalmente nas áreas identificadas na análise criminal.
Segundo o comandante geral da PMPA, o coronel Dilson Júnior, no Pará, a ação ocorreu em todos os 144 municípios, utilizando a carga máxima do efetivo militar paraense.
“No Pará, temos um saldo positivo porque conseguimos mobilizar todo o pessoal administrativo, colocando na atividade operacional. Com isso, aumentamos a presença policial nas ruas. Estamos demonstrando a força operacional das polícias militares do Brasil, com a recaptura de foragidos, apreensão de armas e outras ações de segurança, para trazer paz e segurança para a população brasileira”, destacou.
Foram mobilizados 2.600 agentes de segurança, que atuaram com o apoio de 820 viaturas.
Números - Das 7 h às 19 h desta terça-feira (7), a Polícia Militar do Pará abordou 3.429 pessoas, 1.698 motos e 1.247 veículos. Também foram realizadas sete prisões em flagrante, seis termos circunstanciados de ocorrência (TCO) e 11 cumprimentos de mandados de Justiça. Foram apreendidos, nesse período,16 veículos, três armas de fogo e cerca de 0,444 kg de drogas. Os policiais ainda conduziram 19 pessoas, apreenderam um adolescente e recuperaram cinco veículos.