Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GINCANA

No Marajó, estudantes participam de atividade pedagógica de educação ambiental

Por Bruno Magno (SEOP)
01/11/2023 16h57

Estudantes da Escola Estadual Ademar Vasconcelos, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó, participaram nesta quarta-feira (01), da finalização dos trabalhos do projeto de educação ambiental e sustentabilidade na 10a Gincana de Ciências da unidade, que funciona em regime de tempo integral.

A diretora da unidade, Gener Araújo, destacou que a idealização do projeto foi possível porque que contou com ajuda de todos os professores da escola, que abraçaram a temática ambiental.

“Esse projeto já tem 10 anos, foi idealizado pelos professores aqui do eixo de ciências e de matemática, mas todos os professores da escola participam, porque nós compreendemos que educação ambiental não envolve só a questão do meio ambiente, dos fatores bióticos, do ecossistema, do habitat, mas envolve também questões culturais, questões sociais e nós queremos que os alunos sejam protagonistas, que eles aprendam e também multipliquem o conhecimento”, disse a diretora.

O professor de história Vinicius Darlan ressaltou que o projeto contribuiu para que os estudantes se tornem agentes sociais para mudança de mentalidade em relação a sustentabilidade.  “A nossa décima gincana de ciências, com esse tema educação, ludicidade e sustentabilidade contribui para a formação crítica do nosso aluno porque, a partir destas tarefas, os alunos passam a perceber que eles, enquanto agentes sociais, podem dar grande contribuição para o combate à poluição no meio ambiente. Todas as provas são provas que envolvem conhecimento sobre a sustentabilidade, sobre a preservação. Então, esses objetos de conhecimento fazem com que os nossos alunos consigam construir uma consciência ecológica tão importante para o futuro do planeta”, disse o docente. 

Já para o aluno do terceiro ano da unidade, Ezequias da Silva, a gincana tornou mais fácil o processo de aprendizagem. “É uma sensação única e feliz por estar em uma instituição que prioriza projetos educacionais relacionados a vários temas importantes para a aprendizagem do aluno. Desse modo, a Gincana de Ciências faz parte de um amontoado de projetos que a escola desenvolve todos os anos. A gestão docente da escola Vasconcelos busca, em todos esses 10 anos de gincana, priorizar temas com relação à conservação e preservação do meio ambiente, que consequentemente traz para o aluno uma visão de mundo diferente das pessoas que poluem o meio ambiente, as quais futuramente pode fazer de maneira lúdica a diferença quando o assunto é meio ambiente”, explicou ele entusiasmado. 

O estudante também falou sobre a importância da temática deste ano. “O tema deste ano é educação, ludicidade e sustentabilidade. Quando falamos de educação, destacamos não só a aprendizagem enquanto discente, mas sim como cidadãos que fazem parte de uma sociedade que degrada o meio ambiente de forma radical. E com a educação, o aluno pode estar aprendendo e praticando o ato de cuidar do meio ambiente. A ludicidade está relacionada à prática consciente do aluno de preservar o meio ambiente onde o mesmo está inserido”, finalizou ele.

Texto: Igor Lopes (estagiário, com a supervisão de Bruno Magno - Ascom/Seduc)