Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Princesas e super-heróis divertem crianças atendidas no Hospital Abelardo Santos

Manhã divertida promoveu alegria e bem-estar aos usuários da unidade 

Por Ascom (Ascom)
30/10/2023 18h29

Devido a febre e tosse, o pequeno Henry Rodrigues, de 1 ano e 9 meses, precisou de atendimento no Pronto Socorro Infantil do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém. Após a consulta e a medicação, o menino se deparou com diversos personagens infantis circulando pelos corredores do setor, levando alegria e diversão para os pacientes e acompanhantes.

Apaixonado por música, a criança não resistiu e acompanhou a Bela Adormecida, Lilo e Stitch, Peter Pam e Sininho, Moana, Mulher Maravilha, Fada Madrinha, Branca de Neve, até o final do percurso, que encerrou na diretoria da unidade, com muita dança. 

Para Ellen Rodrigues, mãe de Henry, a ação traz leveza para esse momento de tensão que é ficar em um serviço de urgência e também para quem está acompanhando crianças internadas.

“A gente sabe o quanto é difícil está com o filho doente, e a presença dos personagens bastante animados com música, influência no estado de saúde deles e faz eles melhorarem. Quando chegamos, ele estava tristinho, cansado, e isso foi um reforço no ânimo para continuarmos aqui firmes e fortes, até chegar os exames e sermos liberados”, observou. 
 
“A interação com as crianças, com danças e a entrega de brinquedos do pronto-socorro, estimulam o processo de recuperação, já que um estado emocional mais positivo pode impactar na saúde física das crianças. Contribuindo para um processo de cura mais completo e positivo”, enfatizou, a supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga. 

A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, destaca que a programação, ainda reforça as atividades do Projeto Pronto-Sorriso, que às sextas-feiras, traz uma temática com atividades lúdicas para o PS Infantil, desmistificando que o hospital é um local apenas de dor. 
“Nossos profissionais estão comprometidos em cuidar não apenas da saúde física, mas também do bem-estar emocional dos usuários. Por isso, reforçamos ações que valorizem a humanização e acolham os nossos pacientes adultos e crianças”, ponderou. 

Serviço: O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.

A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.