Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna orienta sobre formas de prevenção de um AVC

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Acidente Vascular Cerebral é a segunda maior causa de morte no mundo

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
29/10/2023 20h20

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem a circulação sanguínea. Existem dois tipos de AVCs: o hemorrágico, quando há o rompimento de um vaso cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge, e o AVC isquêmico, que acontece quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo.

Para o médico cardiologista Vitor de Holanda, que atua na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), doenças como hipertensão e diabetes são fatores de risco para o AVC. “A prevenção do AVC é extremamente importante porque é uma das doenças que mais causam imobilidade, ou seja, a pessoa fica dependente do outro para atividades simples como trocar fralda ou se alimentar”, ressaltou o médico.

“A prevenção do AVC é relativamente simples. Controlar a pressão arterial e controlar a glicemia, no caso de pessoas com diabetes. Além disso, é fundamental o controle do peso, pois hoje sabemos que a obesidade não é só mais um fator de risco e sim uma doença que pode levar a várias outras, como o AVC”, acrescentou o especialista. 

O diagnóstico do AVC é feito por meio de exames de imagem, que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo do derrame cerebral. Os principais sinais de alerta para qualquer tipo de AVC são: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental; alteração da fala ou compreensão; alteração na visão (em um ou ambos os olhos); alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar, dor de cabeça súbita, intensa e sem causa aparente. 

Atendimento - Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa. No Estado do Pará, os hospitais de referência para casos de AVC são Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), Hospital Ophir Loyola, Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e Hospital Regional Público do Leste.