Semas realiza ações de educação ambiental em escolas de Ananindeua
Com jogos e rodas de conversa, alunos aprenderam sobre a reciclagem e a importância de práticas sustentáveis
Alunos da Escola Prof. Antônio Gondim Lins, no bairro do Coqueiro, e da Escola Jaderlândia, no bairro Atalaia, ambas em Ananindeua, participam de atividades de educação ambiental realizadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) até esta sexta-feira (27).
Com jogos e rodas de conversas, os estudantes aprenderam, por meio de várias atividades realizadas desde a última terça-feira (24), a respeito da importância da conservação do meio ambiente. A programação na unidade escolar foi realizada em parceria com o Programa Territórios pela Paz, do Governo do Estado.
Na oportunidade, os alunos do ensino médio das duas escolas assistiram a palestras e se envolveram em atividades práticas realizadas pela equipe técnica da Coordenadoria de Educação Ambiental da Semas, voltadas para a importância da conservação e preservação ambiental para a vida nos dias atuais e também para as futuras gerações, contribuindo diretamente com a construção de elementos sustentáveis ao meio ambiente.
O técnico em gestão de meio ambiente e assistente social da Semas, integrante da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), Moisés Vasconcelos, destacou que a realização de atividades de educação ambiental promovidas pela Secretaria nas escolas é fundamental para a formação da consciência ambiental nas novas gerações.
“O objetivo dessa ação é justamente trazê-los pequenos conceitos, pequenas noções do que é meio ambiente, o que é sustentabilidade e o desafio dos resíduos sólidos, uma das maiores problemáticas que sofremos na região metropolitana, inclusive no ambiente escolar”.
O professor de biologia da Escola Gondim Lins, Alexandre Borcem, que fez o convite aos técnicos da Semas, ressaltou que a escola lida com entraves no despejo e na própria coleta seletiva, sendo necessária uma atuação in loco que promova a conscientização dos alunos e profissionais.
“A escola hoje sofre com esse problema da própria coleta seletiva por não ter uma empresa, por não ter uma cooperativa, um lugar adequado para a entrega desses resíduos sólidos. Então, a proposta era incentivá-los a criar aqui uma coleta seletiva, a confeccionar os coletores e eles se responsabilizar em ser um ecoponto dentro das suas salas de aula, e que esses ecopontos sejam supervisionados pelos próprios alunos, evitando que esses coletores se transformem em outros lixões”.
“Esse projeto que fala sobre o meio ambiente e a sustentabilidade veio até nós fazer uma comunicação e trazer algumas práticas sustentáveis e sua devida importância para a sociedade. Isso é fundamental na nossa escola, para nos explicar, aconselhar da importância desse assunto, principalmente para nós”, relatou a estudante Thais Carine.
Escola Jaderlândia - Na segunda escola que a Semas visitou, em Ananindeua, as atividades se concentraram em dinâmicas e roda de conversa entre os alunos e os técnicos da Semas.
“Trouxemos, para os alunos, palestras e dinâmicas em relação ao meio ambiente, no intuito de mostrar que todos nós podemos transformar nossas atitudes, tornando-as mais benéficas ao meio ambiente. A recepção dos alunos sempre é muito boa, visto que eles conseguem se visualizar como partícipes do meio ambiente, e ao final, eles conseguirem vislumbrar aquela vontade de querer mudar suas atitudes na intenção de preservar o meio ambiente, não somente no ambiente escolar, mas também no âmbito familiar e nos bairros onde eles moram”, frisou a técnica ambiental da Ceam, Ivanete Ribeiro.
“Essas palestras e dinâmicas serviram para reforçar as coisas que eu já tinha conhecimento, como reciclagem e práticas sustentáveis. Também gostei muito das dinâmicas propostas, sobre o espírito de solidariedade e a consciência de pensar no dia de amanhã e no outro”, relatou a estudante do Ensino Médio, Andressa Maciel.
TerPaz - As ações da Semas integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado do Pará, que tem como objetivos diminuir a violência e estimular ações sociais aliadas à segurança pública e cidadania à população em áreas estrategicamente mapeadas no estado.
Texto: Lucas Quirino/Ascom Semas