Saúde mental no ambiente de trabalho é tema de palestra para servidores da Semas
Psicóloga discutiu com participantes os sintomas e tratamentos para a Síndrome de Burnout
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) promoveu, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas - Psicologia, a palestra “Síndrome de Burnout - Esgotamento Profissional” nos dias 25 e 26 de outubro, em Belém.
A atividade foi conduzida pelas psicólogas Ana Cláudia Oliveira; Inngrid Bastos e Márcia Monteiro, contemplando o calendário elaborado pela Coordenadoria de Gestão de Pessoas, com as ações voltadas para o mês de outubro, visto que dia 10 é considerado como o dia internacional da saúde mental, criado para alertar sobre a necessidade de manter cuidados com a saúde mental, e reuniu os servidores de diversos setores da Semas.
Cansaço excessivo, físico e mental, dor de cabeça frequente, alterações no apetite e insônia são alguns sintomas apresentados por pessoas acometidas com Burnout. No Brasil, 18% dos brasileiros são vítimas da Síndrome de Burnout, como revelou uma pesquisa realizada em 2021, pela Universidade de São Paulo (Usp).
Umas das psicólogas que ministraram a palestra, Inngrid Bastos, destacou a importância da realização desse evento para os servidores, ressaltando a portaria expedida pelo Governo do Estado, através da Lei Estadual n° 9.863/2023, que institui Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Burnout, fazendo parte do calendário oficial de eventos do Estado do Pará.
“Esse ano nós tivemos um decreto, uma portaria do governador falando da questão do combate e prevenção à Síndrome de Burnout, em outubro. Então, nós escolhemos esse tema para abordar por causa da relevância, bem como, por ser uma doença relacionada a um ambiente de trabalho. Nossa intenção é fazer as pessoas conhecerem esse problema”, frisou.
Bastos também destaca o grande desconhecimento dos sintomas causados pelo Burnout, por isso, eventos de conscientização também possuem caráter didático, informando e auxiliando no reconhecimento dos sintomas da doença.
“Como é uma doença relacionada a um ambiente de trabalho, nossa pretensão foi de trazer o assunto para que as pessoas conhecê-lo. Em sua grande maioria, elas não costumam conhecer de fato quais são as características, os sintomas e em que momento podem aparecer. Há os sintomas que são negligenciados, a questão de negligenciar os sintomas relacionados à saúde mental, a nossa rotina, o viver no automático”, concluiu Inngrid Bastos.
Entre os servidores que participaram e aprovaram a atividade está a servidora e pedagoga, da Gerência de Recursos Humanos, do setor de Estágios, Waldeli Mesquita. “Sem dúvidas, a atividade age de forma muito positiva, sobretudo no momento em que estamos vivendo ainda com reflexos trazidos pela pandemia. Cuidar da saúde mental é importante para todos”, afirmou.
Texto: Lucas Quirino/Ascom Semas