Em Castanhal, Estado reforça ação de órgão municipal de trânsito com coletes balísticos
Ação fortalece e contribui para estreitar, cava vez mais, as relações entre os órgãos de segurança pública municipais e estaduais
Em Castanhal, nordeste paraense, o governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), segue realizando investimentos em segurança pública. Nesta quinta-feira (26), o governador do Estado, Helder Barbalho, entregou o total de 38 coletes balísticos para o órgão municipal de trânsito, orçados em R$ 56 mil.
“Estamos em mais um dia de entrega em Castanhal, um dia de entrega para a educação e para segurança pública, cada vez mais investindo para que Castanhal cresça e se desenvolva”, afirmou o governador do Estado, Helder Barbalho.
A iniciativa do governo estadual procura estreitar as relações entre os órgãos de segurança municipais e estaduais, e assim, fortalecer a segurança pública, como um todo. O governo estadual tem contribuído para equipar os órgãos municipais que atuam também em ações integradas e coordenadas pelos órgãos estaduais, a exemplo do órgão de trânsito de Castanhal, contemplado com os equipamentos.
“Estamos entregando 38 coletes balísticos para os agentes de trânsito do município, para a segurança deles no dia a dia e nas atividades de trânsito. O agente de trânsito estando seguro nas suas atividades, também vai contribuir e transmitir mais segurança e confiança aos transeuntes que ele aborda e orienta no dia a dia”, afirmou o coronel PM Geraldo Falcão, do gabinete de gestão integrada da Segup.
Coordenadora da Semutran, Samira da Silva: "Essa entrega é de grande importância para nossa secretaria e agentes", disse elaRepresentando a Secretaria de Trânsito de Castanhal, a coordenadora Samira da Silva, agradeceu a parceria e o investimento recebido do Estado. “Essa entrega é de grande importância para nossa secretaria e agentes. É de grande valia para eles que atuam em nosso município com a segurança pública.”
A iniciativa integra os eixos da Política Estadual de Apoio aos Órgãos Municipais de Segurança Pública (PEOSP). Esse repasse de equipamentos visa contemplar 65 cidades do Pará, onde o trânsito é municipalizado. Desde o ano de 2021, até o momento, cerca de 960 coletes já foram entregues, contemplando 46 municípios paraenses.
Agente de trânsito do município de Castanhal, Everaldo Arnald Lopes : "Estamos agradecidos pelo empenho do Estado"Para Everaldo Lopes, agente de trânsito de Castanhal, o recebimento dos coletes é muitíssimo importante para o órgão, visto que existe um processo para adquirir esse tipo de equipamento, e com o apoio do estado, isso foi facilitado aos agentes.
“Há pouco tempo passamos a integrar as ações de segurança pública como prevê a constituição. Portanto, passamos a fazer parte e a trabalhar mais com a PM e outros órgãos estaduais. Eles já têm essa proteção e nós não tínhamos. Então necessitamos dessa proteção e agora o governo do estado está nos garantindo o equipamento. Então estamos muito agradecidos pelo empenho do Estado em nos proporcionar isso”, afirmou o agente de trânsito.