Emater capacita novos servidores temporários do Escritório Central
A plataforma PAE 4.0, desenvolvida pela Prodepa e Seplad, substitui processos físicos por eletrônicos
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) proporcionou nesta quarta-feira (25) um treinamento sobre a plataforma PAE 4.0 aos novos servidores temporários, lotados no Escritório Central, em Marituba, município da Região Metropolitana de Belém, que ingressaram no órgão por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) e iniciaram suas atividades em 16 de outubro.
O PAE é uma plataforma on-line desenvolvida pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), em conjunto com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), que substitui processos físicos por eletrônicos e traz agilidade à administração pública em um ambiente digital integrado, possibilitando maior celeridade e transparência.A capacitação reuniu servidores que ingressaram no órgão pelo Processo Seletivo Simplificado
“É muito importante esse treinamento, até porque alguns deles ainda não conhecem essa plataforma. Os novos servidores estarão aqui conosco por um ano e poderão ter seus contratos renovados por mais um ano. A partir do momento que o servidor faz um treinamento como esse, ele já sai daqui preparado para usar esta plataforma em qualquer outro órgão”, explicou a coordenadora do treinamento, a assistente administrativa da Coordenadoria de Tecnologia, Comunicação e Informação (Ctic) da Emater, Maria Cristina Cardoso de Carvalho.
Funcionalidade - A plataforma PAE 4.0 possibilita a criação de templates (temas) de documentos (para qualquer espécie), exceto memorandos, de acordo com a necessidade de cada instituição; caixa de entrada unificada (como ações em lote em uma única área); anexação de documentos de uma única vez; configuração de organograma por órgão; desenvolvimento de gráficos de fluidez de trabalho, para acompanhamento das ações e tomada de decisão; notificações para os usuários e consultas indexadas (pesquisa dentro dos documentos).
O palestrante do treinamento foi o gerente de Sistema de protocolo da Seplad, Salomão Melo. “Falamos sobre a funcionalidade e atribuições de cada procedimento, como assinar e protocolar documentos. A gente fica muito feliz de ver que a Emater se preocupa em capacitar seus funcionários. Fiquei também muito feliz em saber que o PAE 4.0 já é utilizado no Escritório Central e nos demais escritórios Locais da Emater”, disse Salomão Melo.
A assistente administrativo Luciana Cristina Monteiro, 39 anos, disse que “a palestra foi bem interessante. Eu não conhecia o PAE 4.0, apenas a versão do PAE 3.0, e aprendi usando na prática mesmo sem treinamento. Eu estou achando esta capacitação muito importante e a Emater está de parabéns de promover um treinamento para que pessoas capacitadas possam nos ensinar a usar a plataforma”, disse a servidora.
“Eu nunca trabalhei com este sistema, mas depois de participar hoje deste curso eu tive uma visão melhor de todas as funções. Foi muito importante participar”, afirmou a assistente administrativa Eliete Cunha, 34 anos.
Texto: Sarah Mendes - Ascom/Emater