Parque Estadual do Utinga recebe 100 alunos de escola pública da Terra Firme
A turma conheceu de perto uma das maiores Unidades de Conservação de proteção integral em áreas metropolitanas do Brasil
Para 100 alunos do 3º, 4º e 5º anos da Escola Municipal Solerno Moreira, no bairro da Terra Firme, em Belém, a manhã desta quarta-feira (25) foi de muitas descobertas. Eles embarcaram em uma jornada educacional e ecológica na Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, uma das maiores de proteção integral em áreas metropolitanas do Brasil.
A visita proporcionou aos estudantes uma conexão com a natureza e o aprendizado sobre a importância da conservação ambiental. Os alunos, acompanhados por professores e técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), puderam ver de perto a diversidade biológica do bioma amazônico.O grupo de alunos, tendo ao fundo o Lago Bolonha, um dos mananciais protegidos pela Unidade de Conservação
Eles observaram diversas espécies de aves, répteis e plantas nativas, enquanto os educadores explicaram a importância da preservação desses ecossistemas.
Retorno à natureza - Um dos momentos especiais foi a chegada ao Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém. Há pouco tempo, as ararajubas eram consideradas por instituições de pesquisa aves extintas nos arredores de Belém. Com muito trabalho, estudo e dedicação está sendo possível reverter essa situação.
Em oito anos, a iniciativa coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com a Fundação Lymington (SP), já devolveu mais de 50 aves à natureza.
Além de apreciarem a beleza natural, os estudantes participaram de atividades interativas sobre conservação ambiental. As equipes da Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio) e da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB) reforçaram a importância da turma aprender sobre preservação da flora e fauna, reciclagem e redução do desperdício.
A visita ao Parque Estadual do Utinga não apenas ofereceu uma experiência educacional única, mas também inspirou os alunos a se tornarem defensores do meio ambiente. Muitos deles expressaram o desejo de cuidar da natureza e contribuir para a preservação da Amazônia.
Parceria – Para esta quinta-feira (26) está marcada a visita de mais 100 alunos do 1º e 2º anos da Escola Municipal Solerno Moreira, a qual planeja manter uma parceria contínua com o Parque Estadual do Utinga.
O titular da GRB, Ellivelton Carvalho, ressaltou o impacto positivo dessa experiência educacional na vida dos alunos. “Sem dúvidas, foi uma experiência emocionante e educativa, que deixou uma marca profunda na vida desses 100 alunos da Escola Municipal Solerno Moreira. Essas crianças são a próxima geração de defensores do meio ambiente, e essa visita desempenhou um papel fundamental em sua jornada de descobertas e conscientização”, afirmou.
Serviço: O Parque Estadual do Utinga “Camilo Vianna” está localizado na Avenida João Paulo II, s/n, bairro do Curió-Utinga. A UC funciona de quarta a segunda-feira, das 06 às 17 h. Nas terças-feiras o espaço é fechado para manutenção. O agendamento para escolas e universidades pode ser feito pelo e-mail grb.dgmuc@gmail.com.