HJB encerra ações de campanha com palestras sobre diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero
Usuários, acompanhantes e colaboradores conheceram mais os sintomas das doenças, formas de prevenção e cuidados
O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), encerrou, na última terça-feira (24), as ações de educação em saúde pela campanha do "Outubro Rosa", dedicada ao combate e prevenção ao câncer de mama.
Thaynara Martins, enfermeira supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que ministrou uma das palestras, comenta que compartilhar informações sobre como prevenir o câncer de mama e colo de útero é muito importante tanto para homens como para as mulheres.
“Desmistificar a doença, assim como seu diagnóstico e tratamento à população, é uma forma de prevenção, faz com que essas pessoas procurem o atendimento adequado. Esse tipo de ação é importante para nós, profissionais de saúde, pois ajuda a disseminar essas informações. A pessoa que recebeu acompanhou a palestra pode instruir outras pessoas”, pontuou.
As atividades realizadas pelo HJB estão alinhadas com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), que na campanha do "Outubro Rosa" deste ano traz o tema "Vem te cuidar". Entre os objetivos estão a detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero, e a facilitação no acesso à rede hospitalar estadual de média e alta complexidade, formada pelo Hospital Ophir Loyola (HOL), Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), Hospital Regional Castanhal (HRPC), Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) e Hospital Regional de Tucuruí (HRT).
“Muitas pessoas não conhecem os sintomas da doença, não sabem como identificá-los. É importante que a doença seja diagnosticada de forma precoce, pois quanto mais rápido o diagnóstico, melhor o tratamento e mais rápida a recuperação”, disse Maria Isaura, 51 anos, usuária do HJB que participou da atividade.
Campanha ampliada - Além de abordar o câncer de mama, a campanha, no estado, também irá trabalhar pela prevenção e diagnóstico precoce de câncer de colo de útero, tendo em vista que, na região Norte, esse tipo de câncer é o que mais acomete mulheres.
“Reforçamos a orientação pela busca de atendimento especializado em casos suspeitos e até mesmo incentivar exames de rotina para o público-alvo. A campanha pretende evitar que casos de câncer sejam descobertos em estágios avançados”, enfatizou Priscila Brito, diretora do GTH.
Serviço: O Hospital Jean Bitar, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, é referência nos tratamentos gastrointestinais, obesidade, diabetes, cirurgias otorrinolaringológicas e no atendimento a transgêneros. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica localizada na rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém.
Texto: Pedro Amorim/Ascom HJB