Graesp comemora o Dia do Aviador e reforça as ações de segurança aérea no Pará
Solenidade nesta terça-feira (24) homenageou os 18 anos de atuação do subtenente PM Alves, e do subtenente Bombeiro Militar, Cleison
Atuar nos céus com a missão de preservar, resguardar e fazer buscas em ações de enfrentamento à criminalidade ou realizando o transporte aéreo para atendimentos de saúde e defesa social é o que é feito por mais de 100 profissionais que compõem o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Na manhã desta terça-feira (24), o Graesp comemorou com toda a tropa o Dia do Aviador.
“O Graesp vem realizando feitos importantes na aviação do estado, tendo sua tropa, cada vez mais, preparada e qualificada para atuar nos céus do nosso estado, garantindo o apoio em missões de combate à criminalidade e nas ações de defesa social, busca e salvamento, que ao longo de sua história vem contribuindo para feitos memoráveis, de atuações onde somente uma tropa no ar poderia realizar”, falou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.
Na ocasião, foram homenageados dois integrantes do efetivo do Graesp, que cumpriram 18 anos de atuação no Grupamento e hoje seguem para a reserva. O subtenente da Polícia Militar, Alves, e o subtenente do Corpo de Bombeiros Militar, Cleison.
Para o subtenente da Polícia Militar, Alves, esse reconhecimento é fruto de muita dedicação e trabalho na área da aviação policial.
“Depois de cumprir várias missões junto ao Grupamento é dada a hora de finalizar minhas atividades, com muita gratidão pelo reconhecimento e trabalho em servir a sociedade por meio do Graesp que me possibilitou várias conquistas e experiências importantes para a minha história de vida pessoal”, disse o subtenente.
Efetivo e Conquistas - Atualmente o Grupamento Aéreo conta o incremento de 14 aeronaves, entre helicópteros e aviões adaptados para atender as missões, sendo acionado pelo Sistema de Segurança Pública, em casos onde seja necessário buscas ou resgate de ações criminosas, além de monitoramento e acompanhamento, por via aérea, de eventos como nos jogos realizados no Mangueirão, rondas nas penitenciárias, e ainda, no Círio de Nossa Senhora de Nazaré, quando ainda no período da pandemia da Covid-19, foi utilizado para transportar, pelos céus, a Imagem Peregrina da padroeira dos paraenses.
“Buscamos realizar nossas tarefas com muita qualidade para atender as demandas diárias de transporte e apoio as ações do Governo e da segurança pública do estado. Sinto muito orgulho dessa tropa que trabalha de forma eficiente e qualificada para cumprir com os cronogramas de voo estabelecidos e realizar um serviço com segurança e em apoio à sociedade”, disse o diretor do Grupamento aéreo, coronel PM Armando Gonçalves.
Qualificação - Hoje 110 agentes fazem parte do Grupamento Aéreo de Segurança em todo o Pará. O efetivo atua na Região Metropolitana de Belém e ainda por meio de bases fixas instaladas nos municípios de Marabá e Santarém.
As equipes são qualificadas e preparadas para atuarem nas missões de rondas policiais, busca e salvamento, além de prestar apoio à Secretaria de Estado e Saúde Pública do Pará (Sespa) em situações de transporte de pacientes, ou ainda no transporte de vacinas para atendimento mais agilizado por todo o estado.
“Essa tropa foi de fundamental importância em um dos períodos mais atípicos e difíceis que vivemos, como durante a pandemia da Covid-19. Essa tropa trabalhou de forma incansável, levando as vacinas de combate à pandemia por todo o interior do estado, prestando apoio nas localidades de difícil acesso, com a missão de atender a todos os paraenses. Comemorar as atividades dele no dia do aviador é reconhecer os grandes feitos que o Graesp vem realizando desde sua criação e atuação no estado do Pará”, pontuou o Secretário adjunto de operações, Luciano de Oliveira.
Criação - Com 19 anos de criação, o Graesp foi Implantado no ano de 2004 no Pará, um dos Estados pioneiros nesse tipo de serviço em todo o País. O Grupamento atua em todas as regiões paraenses, e é responsável por operações que envolvam resgate, monitoramento e ações policiais de ostensividade e ainda em ações preventivas, como o transporte e atendimento à saúde pública, acompanhamento aéreo de grandes eventos, transporte da sociedade civil e atendimento às secretarias estaduais.