Solenidade marca conclusão do curso superior de tecnologia em Segurança Pública
Cerimônia na Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém, reuniu os praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), por meio do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), realizou a solenidade de conclusão do Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública, na manhã desta terça-feira (24), no auditório da Universidade do Pará (Uepa), em Belém. A graduação foi destinada exclusivamente para praças das corporações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, com objetivo de qualificar e capacitar os agentes.
Iniciada em agosto de 2021, esta é a primeira turma da graduação que teve carga horária de 1.700 horas/aulas totais, distribuídas em avaliações presenciais e à distância, além de palestras e trabalho de conclusão de curso. Para o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, patrono da turma, a qualificação contínua do efetivo sempre foi uma preocupação da atual gestão, que leva um melhor atendimento à população.
“Temos investido muito em tecnologias, em equipamentos e estruturas, mas isso não funciona sozinho. Hoje somos referência em prevenção e no combate à criminalidade, muita coisa pode ser melhorada, mas temos que reconhecer que muito já foi feito, resultado do trabalho que os agentes fazem nas ruas. Sempre tivemos essa necessidade de ofertar a formação continuada e que cada vez possamos auxiliar o efetivo, qualificando a nossa tropa na rua. A gente tem o maior prazer de cuidar do nosso bem que é a tropa, nenhum equipamento, nenhuma tecnologia é maior que o esforço que o agente realiza nas ruas, e hoje estará operando com mais qualidade e técnica”, destacou Ualame.
A formação foi realizada em três polos espalhados pelo Estado: Santarém, Marabá e na Região Metropolitana de Belém, concluindo com 80 formandos, entre militares da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, graças a possibilidade do curso ser realizado na modalidade à distância.
Segundo o diretor do Iesp, coronel BM Antônio Bentes, a graduação é uma possibilidade grandes melhorias na trajetória profissional dos militares. “Este é um curso com a profícua missão de agregar para operadores que o Pará merece e precisa. Promovendo condições necessárias para promoção, aprofundamento e melhoria da condição de trabalho e de colaborar para promoções de suas respectivas carreiras, possibilitando, ainda, de ingressar em pós-graduação em segurança publica na condição de pesquisadores”, afirmou.
Um dos concluintes e primeiro lugar da turma, Soldado PM Moises Baía, enfatiza a realização desta conquista para sua carreira militar. “Foi muito difícil por conta da dificuldade do serviço da segurança pública, muitas vezes nós estávamos num serviço ordinário ou extraordinário, ou nos afazeres de casa, mas graças a Deus conseguimos concluir e com toda certeza isso soma pra sociedade paraense, porque o nosso atendimento da segurança pública na proteção da sociedade será muito mais assertivo, cada vez mais profissional, cada vez mais especializado”.
Nível Superior - O projeto pedagógico do curso foi aprovado através da resolução n° 396 - Consup, de 15 de junho de 2021, e atendeu às normas da lei n° 9.394, de 20 dezembro de 1996, do conselho nacional de educação. Para composição desta primeira turma estava entre os requisitos que o candidato fosse da categoria “praça” e estivesse em atividade na Polícia Militar ou no Corpo de Bombeiros Militar, com o Ensino Médio completo ou equivalente.