Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGENDA DE TRABALHO

Em Capanema, Governo entrega título de terra, benefícios do Sua Casa e novo Banpará

Por Carol Menezes (SECOM)
23/10/2023 17h21

Durante agenda em Capanema, no nordeste do Estado, na manhã desta segunda-feira, 23, a vice-governadora Hana Ghassan fez a entrega de títulos de terra, de mais de 200 benefícios do programa habitacional Sua Casa e acompanhou a inauguração de uma nova agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) no município.

"Estamos felizes de estar em um município tão importante para o Estado fazendo entregas para a população. Entregamos o Banpará, títulos de terra para que as famílias se sintam seguras em relação ao seu espaço de trabalho e também podendo acessar créditos tão importantes para a produção daqui de Capanema, além de mais de R$ 1,7 milhão em benefícios do Sua Casa, criado pelo Governo do Pará, e que dá dignidade às famílias, um novo lar. O trabalho não para, a gente sabe que tem muito a ser feito, mas o importante é saber que estamos avançando cada vez mais com obras nos 144 municípios", declarou Hana. 


Habitação - A dona de casa Irene da Costa, 59, conta que mora sozinha e os recursos do Sua Casa vão lhe ajudar a fazer algumas adaptações no imóvel. "Vou poder fazer coisa boa que não tinha condição, melhorar o banheiro, o quarto, que é aberto. Estou muito feliz, que o governador continue assim, ajudando as pessoas que mais precisam", declarou.

A também dona de casa Lucilene Lameira acredita que em seis meses sua casa própria estará pronta e ela finalmente vai poder se livrar do aluguel. "Moro aqui há um ano, em casa alugada, e agora vamos poder construir a nossa mesmo. Não é fácil pagar aluguel, então eu agradeço o governo por esse benefício, meu esposo é pessoa com deficiência, então precisamos demais desse apoio", contou.

Titulação - O Governo do Estado, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), fez a entrega na mesma ocasião do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) físico e jurídico, e do Cadastro Ambiental Rural (CAR) individual para produtores rurais de Capanema. 

A Associação dos Agricultores Força do Campo (AAFC), da Comunidade da 7ª Travessa, recebeu o CAF jurídico, documento que permite aos agricultores familiares acessarem as políticas públicas federais destinadas aos produtores. A entidade tem 35 associados que trabalham com hortaliças folhosas e fruticultura, e no cultivo de mandioca voltado ao consumo desses produtores.

Os agricultores da Comunidade Boa Esperança receberam um CAR individual e dois CAFs físicos. A documentação vai fortalecer a base produtiva dos produtores da localidade que trabalham com hortaliças folhosas e com a fruticultura, além de possibilitar que obtenham o crédito rural e participem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), melhorando a produtividade e qualidade de vida das famílias.

O casal de agricultores Cleia da Conceição e Paulo Ferreira disse viver a realização de um sonho. "Agora que nós conseguimos é só felicidade. Vivemos na mesma terra há 16 anos, nossa esperança era conseguir o documento que provasse que ali é nosso canto. Vamos viver mais tranquilos agora", justificou ela. "A gente vai poder investir mais na nossa produção de açaí e de mandioca, e no futuro já fica para nossos filhos, porque sei que é nosso, é da nossa família", comemorou ele.

A agricultora Alexandrina Sales mora há 40 na terra de onde hoje é oficialmente proprietária. "Antes era só trabalhar por trabalhar, mas agora é meu mesmo, é vida nova, de mais trabalho, quando eu não estiver aqui, já fica para os meus filhos", disse ela, que na área cultiva milho, mandioca e feijão. 

O presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Bruno Kono, confirma que os títulos concretizam a prestação do serviço público de regularização fundiária que o Governo do Pará tem se empenhado em ampliar. "Estamos falando de pessoas com 20, 30, 40 anos que nasceram na terra mas nunca tiveram um documento de posse. O Iterpa tem ofertado esse serviço de forma cada vez mais moderna e rápida. Um título que antes demorava três, cinco, dez anos, hoje sai em 75 dias. Isso é resultado de investimentos que o Estado tem feito para oferecer eficiência no reconhecimento da propriedade", detalha.

Banco - Presente há 34 anos em Capanema, o Banpará passa a contar com uma agência totalmente nova e mais adequada às necessidades da cidade e da região. Os moradores do município poderão ter mais facilidade no acesso a serviços bancários, incluindo abertura de conta, atendimento ao público em geral, produtos de investimento e serviços de crédito como consignados municipal e estadual, microcrédito (Comunidade, Mototaxista, Taxista, Empodera, Qualifica Pará, Credturismo), Banparacard, Crédito Rural, Crédito Imobiliário, diversas linhas PJ, Credicomputador, Antecipação de Imposto de Renda, Sazonal, Banpará Comunidade, serviços de caixa eletrônico e caixa presencial. 

Presente à inauguração realizada nesta segunda, 23, a presidente da instituição financeira, Ruth Pimentel Méllo, garante que a nova estrutura vai receber ainda melhor os clientes. "É uma agência mais moderna e ampla, com muito mais comodidade para o usuário. É de importância muito grande para o banco, junto com governo, promover o desenvolvimento econômico e social em todos os municípios. Com essa agência, o Banpará se torna presente em 139 municípios, e agora com todo o portfolio de serviços do banco", finaliza.