HPCS reforça assistência a grávidas com realização de partos humanizados
Médico destaca diferencial dessa modalidade, tornando a experiência mais acolhedora a gestantes
Um momento repleto de emoção. Foi o que a paciente Joilan Soares Silva, de 45 anos, viveu após dar à luz, em uma experiência de parto humanizado, no Hospital de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho (HGPCS), localizado em Altamira.
Joilan Soares compartilhou seu relato de uma jornada que não apenas trouxe um novo membro à sua família, mas também um lembrete sobre a importância do respeito e da segurança no cuidado obstétrico. Ela conta que se sentiu acolhida por estar cercada por uma equipe de profissionais que proporcionou apoio e segurança em cada passo do processo. "Meu atendimento foi maravilhoso", afirmou.
"O serviço de obstetrícia na unidade de Castelo dos Sonhos é oferecido tanto para pacientes reguladas quanto de porta aberta. Atendemos, em média, entre 30 e 40 partos por mês, sendo que pelo menos de oito a 12 deles são partos normais, que incentivamos nossas parturientes a realizar de forma mais humanizada”, explica a coordenadora administrativa do hospital, Thaynar Costa Veras.
A gestora também ressalta a importância de promover o parto vaginal sempre que possível. "No serviço regulado, reservamos as cesáreas para os partos agendados, enquanto que no porta aberta atendemos tanto partos cesáreos quanto normais na urgência e emergência”, esclarece.
Compromisso - Para os profissionais do Hospital de Castelo de Sonhos, o compromisso da unidade é o de proporcionar atendimento seguro e humanizado a todas as gestantes. "O Hospital de Castelo de Sonhos vem otimizando os atendimentos prestados às gestantes, melhorando a cada dia para oferecer assistência humanizada e segura, propiciando um atendimento ampliado e preparado para receber essa demanda especial", destaca o médico obstetra Valbert Floriano, que fez o parto de Joilan.
O especialista ainda enfatiza o diferencial do parto humanizado, que associa segurança e conforto à gestante. "Não é moda, é ciência e respeito. É não impor, não determinar, não obrigar. É respeitar a decisão do indivíduo, da família", declara.
"Este momento é um testemunho do nosso compromisso contínuo em proporcionar atendimento de alta qualidade e respeitoso a todas as nossas pacientes. Estamos dedicados a fortalecer ainda mais nossa abordagem e a garantir que cada gestante se sinta apoiada, ouvida e segura durante essa jornada única", afirmou o diretor-geral da unidade, Diego Carlis.
Serviço: Em funcionamento desde julho de 2020, o Hospital de Castelo de Sonhos João Trevisan Sobrinho (HPCS) vem trazendo melhorias na área da saúde aos moradores do distrito e de localidades próximas. A unidade tem perfil de baixa complexidade e é restrita a internações de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) referenciados pela Atenção Básica dos municípios.
O hospital também facilita o acesso aos serviços médicos para a população que vive à margem das rodovias BR-230 (Transamazônica) e BR-163 (Santarém-Cuiabá). Integrando a rede de saúde do governo do Estado, o Castelo de Sonhos é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
Texto: Ascom do Hospital de Castelo de Sonhos