Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'EXCELÊNCIA DA SAÚDE'

Projeto do CIIR para pessoas com autismo vence premiação nacional

Elaborado pela Cepa e desenvolvido pela equipe de Enfermagem do CIIR, o projeto sistematiza o cuidado a pessoas atendidas no Natea

Por Pallmer Barros (CIIR)
22/10/2023 09h05

O Governo do Pará, por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), obteve reconhecimento nacional na décima edição do Prêmio “Excelência da Saúde” de 2023, na categoria Enfermagem, com o case “A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em um Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista: relato de experiência da enfermagem na gestão do cuidado”.

O objetivo do “Excelência da Saúde” é homenagear instituições que mais se destacaram nos últimos 12 meses. A cerimônia de premiação ocorreu durante o Healthcare Conference, no sábado (21), maior evento de gestão na Saúde do Brasil, promovido por intermédio do Grupo Mídia, em Natal (RN).

A diretora Rejane Xavier Gomes recebeu o prêmio, que divulga para o País o trabalho realizado no CIIR

O trabalho aborda a metodologia de assistência voltada ao cuidado a usuários com autismo atendidos pelo Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea), inserido no Centro de Reabilitação. 

“Ficamos muito felizes em ter o Natea, que é um projeto inédito no Brasil, receber esse prêmio de reconhecimento nacional, onde na maioria das vezes concorrem projetos de serviços privados. Então, ter um projeto do SUS, do Estado do Pará, recebendo esse reconhecimento é um motivo de muita alegria para todos nós”, declarou Nayara Barbalho, coordenadora da Cepa.

Excelência e segurança - Presente ao evento, a diretora Executiva do Centro Integrado, Rejane Xavier Gomes, compartilhou a premiação com a equipe multiprofissional. “É com muito orgulho que levamos para o Governo do Pará este prêmio, que celebra a excelência e segurança da assistência que oferecemos aos nossos usuários. Parabéns a todos nós”, ressaltou a gestora, que também ressaltou o apoio e os investimentos da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) na assistência às pessoas com deficiência no Pará, oferecida 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a titular da Sespa, Ivete Vaz, “todos estão de parabéns por essa conquista e pelo trabalho de excelência desenvolvido. Para o governo do Estado é muito importante atender à população de maneira humanizada e respeitando as particularidades do tratamento de cada paciente. Nesse processo, o papel dos nossos profissionais da Enfermagem é fundamental, pois mostra o cuidado e a integralidade que se tem na assistência".

Inovação - A enfermeira Assistencial e uma das elaboradoras do projeto, Cristina Góes, informou que a sistematização da assistência em Enfermagem é inovadora e fundamental para o cuidado centrado na pessoa, oferecido aos usuários do Natea.

“É um processo em que o enfermeiro organiza planos terapêuticos estabelecidos por intermédio de uma avaliação global, com coletas de dados, histórico e saúde física do reabilitando, desde a primeira consulta”, detalhou.

Sistematização – De acordo com a enfermeira do Natea Marlena Souza, a implantação de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) contribui diretamente para a melhoria dos processos e do atendimento realizado no Núcleo.

“A partir do momento que inserimos no sistema o histórico dos reabilitandos, realizamos, paralelamente, o diagnóstico que direciona o cuidado integral abrangendo a alimentação, higiene e vacinação, passando pelo pós-diagnóstico, ou seja, todo o processo holístico junto à família do usuário”, afirmou.

A profissional explicou ainda que essa sistematização permite identificar outras necessidades de saúde, com o encaminhamento do reabilitando ao médico ou a outros atendimentos. “Por intermédio da Enfermagem constatamos necessidades que a criança precisa durante o plano terapêutico”, acrescentou Marlena Souza.

Uma das crianças acolhidas pela Enfermagem do Natea é Vinícius Santos, 13 anos. Para a mãe, Josiane Santos, 48 anos, a SAE garante o complemento dos serviços recebidos pelo filho. “O Vinícius tem assistência garantida caso ocorra algo com ele durante as terapias, por exemplo. Com a sistematização das informações sobre o paciente, sei todo o percurso do seu atendimento até o fim do seu plano terapêutico. O que vai precisar e as especialidades que podem complementar a evolução do quadro clínico até a alta terapêutica”, ressaltou.

Para o diretor Operacional Norte/Leste do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), José Neto, participar deste evento, que é um dos maiores do País em gestão de saúde, é muito importante, e ter o CIIR premiado certifica a gestão de excelência do Centro de Reabilitação/Natea.

“É uma honra imensa ter representado o INDSH e o CIIR na Health Care Conference. É muito importante ter um de nossos trabalhos submetidos em circuito de jornada científica nacional, especialmente quando somos premiados entre os melhores, reconhecidos pela segurança e qualidade assistencial implementada em nossas unidades. A sistematização de Enfermagem no Natea nos faz pioneiro no Pará, e estamos na vanguarda em todo o País, sendo o Pará com o maior aparato legal em prol do transtorno do espectro autista e todos os serviços voltados para a inclusão. Parabenizo toda equipe do CIIR. Também agradeço ao Governo pelo apoio à causa no Estado”, ressaltou José Neto.

Autoria - O case “A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) em um Núcleo de Atendimento Transtorno do Espectro Autista: relato de experiência da enfermagem na gestão do cuidado” foi elaborado pelos seguintes profissionais do CIIR: Alene de Oliveira Quadros, Ana Cristina Costa Góes, Maria do Carmo da Silva Freitas, Rejane Xavier Soares Gomes, Leisson Domingues Pinheiro e Fabrícia Dias Maciel.

O Healthcare Conference é realizado há 10 anos pelo Grupo Mídia. Este ano, foi aberto no último dia 19 e será encerrado neste domingo (22), no Serhs Hotel & Resort, na capital do Rio Grande do Norte.

Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às pessoas com deficiência visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços por encaminhamento das unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59. (Colaboração: Vera Rojas).