Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Com certificação e programação infantil, UsiPaz Icuí-Guajará comemora 2 anos

A celebração, realizada pela Seac em parceria com outros órgãos estaduais, teve atrações para todas as idades

Por Aline Seabra (HEMOPA)
21/10/2023 00h08

A programação comemorativa ao 2° ano de funcionamento da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), foi realizada nesta sexta-feira (20), promovida pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

Secretária adjunta Alessandra Amaral: compromisso com moradores de Ananindeua Alessandra Amaral, secretária adjunta da Seac, enfatizou o compromisso das Usinas da Paz com os moradores de Ananindeua. “Nesta programação destacamos nossa dedicação à comunidade, oferecendo oportunidades para fortalecer a cidadania, promover o desenvolvimento pessoal e criar um ambiente harmonioso. Ao celebrar o aniversário da Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, celebramos as vidas e aspirações da nossa comunidade de Ananindeua, tornando esse aniversário um evento significativo, cheio de alegria”, frisou a gestora.

A programação incluiu a certificação de 349 alunos da UsiPaz Icuí-Guajará, que concluíram os cursos de Gastronomia, Corte e Costura, Informática Básica, Modelagem e Impressão 3D e Robótica, entre outros, oferecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Os certificados foram entregues pela coordenadora-geral, em exercício, Marilda Braga.

“Com a chegada da Usina da Paz ao município de Ananindeua, há dois anos, a população teve acesso diário a vários serviços. O governo do Estado se faz presente levando até a comunidade a oportunidade de acesso à saúde, educação, esporte, cidadania e lazer. Além, do sentimento de pertencimento que toma conta de cada cidadão que passa diariamente aqui. Estamos orgulhosos de estarmos em mais uma certificação com quase 350 alunos, que podem conquistar uma vida melhor”, acrescentou Marilda Braga.

Houve apresentações de dança de cadeirantes e da turma de balé do complexo, que homenagearam a UsiPaz com danças regionais.

Transformação - A estudante, Rosielem Soares da Silva frequenta o espaço desde o início do funcionamento, e acredita que a Usina lhe trouxe uma mudança relevante de vida. “Não tinha como não vir no aniversário da UsiPaz, que frequento desde a inauguração. Ela mudou minha vida, colocou meus projetos em prática e tenho aprendido muito com os cursos que já fiz aqui”, contou Rosielem.

Rosielem Soares frequenta a Usina desde o início Maria Cristina Santina, que faz hidroginástica e participa do grupo da terceira idade do complexo, também desde o início, contou que, “na minha idade, a gente acaba não tendo muito com quem se comunicar e fica muito em casa. A Usina da Paz me trouxe alegria de viver. Aqui tenho várias amigas. Conversamos, brincamos e dançamos. Agora, gosto de fazer tudo. Estava fazendo crochê e minha amiga mandou mensagem para não esquecer de vir para festa da UsiPaz. Me arrumei e vim participar desta festa”.

A diversão foi garantida para o público infantil com diversos brinquedos ao ar livre, além da participação de agentes do Corpo de Bombeiros Militar, que ofereceram tirolesa e rapel. A Defesa Civil apresentou cães adestrados, com presença de comando e socialização com as crianças.

Maria Cristina Santina, usuária da UsiPazA Fundação ParáPaz ofereceu pintura facial, desenhos e diversas brincadeiras. Evelyn Thailla, 11 anos, aproveitou a programação infantil, principalmente o rapel. “Estava com muito medo no início, mas como sou muito corajosa, quis ir. Eu achei muito divertido. Já estou indo na segunda vez. O aniversário da UsiPaz tá cheio de coisas divertidas, como o rapel, que eu não conhecia”, contou a menina.