Crianças celebram o ‘Dia das Áreas Protegidas’ com visita ao Parque Estadual do Utinga
Alunos das áreas urbana e insular da capital paraense conheceram de perto a rica biodiversidade da Unidade de Conservação
Em comemoração ao Dia das Áreas Protegidas, celebrado nesta quinta-feira (19), 23 alunos do Colégio São Paulo e crianças da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Combu, pertencente a Belém, conheceram as belezas naturais e aprenderam sobre a importância da preservação ambiental em visita ao Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, na capital paraense.
O Dia das Áreas Protegidas destaca a importância da conservação da biodiversidade e das áreas naturais. Para marcar a data, as crianças tiveram a oportunidade de explorar a Unidade de Conservação (UC) e aprender sobre o Projeto de Reintrodução e Monitoramento de Ararajubas na Região Metropolitana de Belém.Crianças e professores no evento de educação ambiental
As ararajubas eram consideradas, por instituições de pesquisa, aves extintas nos arredores de Belém. Com muito trabalho, estudo e dedicação está sendo possível reverter essa situação.
Em oito anos, a iniciativa coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), em parceria com a Fundação Lymington, de São Paulo (SP), já devolveu mais de 50 aves à natureza.
Durante o passeio, especialistas da Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio) e da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB) compartilharam com as crianças informações sobre a ararajuba, sua história na região e os esforços para garantir sua sobrevivência.
Os visitantes puderam, ainda, ver de perto as aves e observar seu comportamento no viveiro de aclimatação, dentro do Parque.
Interação - Além de conhecer as ararajubas, as crianças participaram de atividades educativas interativas. Todas receberam material educativo lúdico, incluindo cartilhas sobre a espécie e a árvore símbolo do Parque: a samaumeira (Ceiba pentandra). Desenhos para pintar e colorir ajudaram a transmitir conceitos de conservação de forma divertida, também fizeram parte dos kits distribuídos.
As crianças foram desafiadas em gincanas, que testaram seus conhecimentos sobre a natureza e as áreas protegidas. Os pequenos exploradores correram, pularam e aprenderam ao mesmo tempo, enquanto se divertiam no ambiente do Parque.
A gerente de Biodiversidade, Mônica Furtado, destacou a importância de envolver as crianças em atividades de educação ambiental. “Nossa esperança é que, ao proporcionar essa experiência na natureza, possamos inspirar essas crianças a se tornarem defensores do meio ambiente e a entender o papel das áreas protegidas para o futuro do nosso planeta”, ressaltou.
Visita aos viveiros de readaptação das ararajubasPara o titular da GRB, Ellivelton Carvalho, a visita ao Parque Estadual do Utinga não só celebrou o Dia das Áreas Protegidas, mas deixou uma impressão duradoura nas crianças, que saíram do espaço com maior compreensão de seu papel na proteção do meio ambiente.
“Esta comemoração no Parque Estadual do Utinga é um exemplo inspirador de como a educação ambiental e a interação direta com a natureza podem moldar as futuras gerações, incentivando a conservação das áreas protegidas e o respeito pelo meio ambiente”, enfatizou Ellivelton Carvalho.