Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Seduc realiza segundo módulo de curso formativo do programa 'Alfabetiza Pará'

Iniciativa auxilia os municípios no desenvolvimento dos estudantes dos anos iniciais da alfabetização, incentivando a aprendizagem no tempo certo

Por Bruno Magno (SEOP)
19/10/2023 14h47

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) realizou, nesta quarta-feira (18) e quinta-feira (19), no Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Pará (Cefor), em Belém, o segundo módulo do curso formativo do programa Alfabetiza Pará. Dessa vez, a ação se volta para formadores regionais das Diretorias Regionais de Ensino (DREs) da região metropolitana de Belém e da região das Ilhas. 

Na região metropolitana de Belém, o curso formativo alcança formadores dos municípios da capital paraense, Ananindeua, Benevides e Santa Bárbara do Pará. Já na região das Ilhas, o curso é dirigido para educadores dos municípios de Soure, São Sebastião da Boa Vista, Santa Cruz do Arari, Salvaterra, Ponta de Pedras, Muaná e Cachoeira do Arari. 

Segundo a formadora estadual do Alfabetiza Pará, Roniquele Pantoja, o processo formativo fará com que os profissionais da educação levem, até suas escolas, conhecimentos necessários para alfabetizar todas as crianças no tempo certo. 

“O Alfabetiza Pará é uma resposta que o governo do Estado e a Seduc o tem construído de modo coletivo para melhorar os nossos resultados a respeito da avaliação. A gente tem conversado com as diferentes redes em prol da alfabetização da criança paraense, que é responsabilidade de todos nós. Então, é a junção de esforços e a construção coletiva de caminhos e proposições para que as crianças aprendam cada vez mais, no tempo certo”, destacou a formadora. 

Para o formador pedagógico do município de Cachoeira do Arari, na ilha do Marajó, Adalto Leal, o processo formativo contribuirá para o desenvolvimento profissional dos educadores. “Estou participando desta formação para levar, para os professores da educação básica do nosso município, um material enriquecedor, para que eles possam levar para a sala de aula uma outra perspectiva de ensino, uma outra visão de alfabetização e uma outra forma de saber trabalhar o letramento e alfabetização por meio deste material oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc em parceria com as secretarias municipais de educação. Para mim, essa formação é de grande importância, de grande valia, porque aqui a gente compartilha conhecimento com os professores de outros municípios, de outras regiões, então é muito importante para nós vivenciarmos isso e compartilharmos por meio de experiências, vivências e por meio de aprendizados”, destacou.

O 'Alfabetiza Pará' é um programa em regime de colaboração do governo do Pará e da Secretaria de Estado de Educação que auxilia os municípios no desenvolvimento dos estudantes dos anos iniciais durante o período de alfabetização, incentivando que os estudantes estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.

Texto: Bruno Magno e Clayton Santos / Ascom Seduc