UsiPaz Icuí-Guajará comemora 2 anos de fundação com quase 500 mil beneficiamentos
UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro, em Ananindeua contabiliza boas histórias de moradores sobre as mudanças positivas na comunidade
A Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, completa dois anos nesta sexta-feira (20). O complexo faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e reúne ações intersetoriais de secretarias e órgãos parceiros, com cursos profissionalizantes, empreendedorismo, cultura, esporte, lazer, assistência social, atendimento médico, entre outros serviços.
“Desde o início das ações do programa TerPaz no Icuí-Guajará, a comunidade experimentou mudanças positivas, especialmente com a chegada da Usina da Paz. Em dois anos, oferecemos diversas oportunidades à população e testemunhamos moradores que conseguiram se recolocar no mercado de trabalho, ampliar seus conhecimentos e desfrutar de atividades esportivas, teatrais e acesso à biblioteca para seus filhos. Isso representa uma realidade inexistente anos atrás. Estamos extremamente felizes com os resultados desses dois anos de funcionamento e continuaremos trabalhando incansavelmente para transformar mais vidas com a Usina da Paz, em Ananindeua”, explicou Alessandra Amaral, secretária adjunta da SEAC.
De acordo com a Seac, nestes dois anos, a UsiPaz do Icuí-Guajará já realizou 499 mil beneficiamentos. “Durante muito tempo, essa região permaneceu negligenciada pelas políticas públicas, mas desde a implementação do programa TerPaz, estamos testemunhando uma transformação significativa. A presença da Usina da Paz representou o ponto mais alto desse processo de mudança social que está ocorrendo no território, os moradores de Ananindeua agora se sentem amparados e valorizados com o envolvimento ativo do governo”, ressaltou a coordenadora geral em exercício, Marilda Braga.
Umas das primeiras funcionárias do complexo de Ananindeua, Elza Maria, do apoio administrativo e a principal responsável pela recepção da UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro, considera a experiência gratificante e sente que a vida mudou, dela e de muitas outras pessoas. “Gosto bastante de trabalhar com gente, e aqui na Usina da Paz, eu me descobri, aprendo a cada dia que cada pessoa é importante e precisamos tratar com carinho, pois muitas chegam aqui com problemas ou até mesmo para visitar o espaço. Elas precisam saber que serão bem acolhidas aqui”, explicou.
"Encontro até mesmo pessoas no bairro, quando estou na rua, que me agradecem por conseguirem emitir documentos, atendimento médico ou outros serviços que costumam demorar em outros locais. Então, percebo que as pessoas procuram melhorar de vida e resultados satisfatórios. E a UsiPaz tá dando esta resposta positiva”, afirmou Elza Maria.
Saúde, lazer e acolhimento
Para Marly Oliveira, que faz hidroginástica no complexo de Ananindeua e é mãe de Saymon, de 12 anos e Said, de 15 anos, diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e as primeiras Pessoas com Deficiência (PCD’s) a se matricularem no complexo. “Para meus filhos, a UsiPaz é um grande lazer. Por serem pessoas com autismo, as pessoas pensam que eles precisam só de terapia, mas também necessitam do lazer e aqui eles são acolhidos e assistidos. A Usina da Paz, para mim, é sinônimo de inovação, pois nunca houve um projeto tão maravilhoso no nosso bairro e que transformou tantas vidas, nunca tinha visto”, disse a mãe.
A cozinheira Ana Paula Sena chegou na UsiPaz para se profissionalizar ainda mais na profissão que escolheu. “Este é meu segundo curso aqui na Usina. Trabalho como cozinheira em casa de família e todos me elogiam bastante por cozinhar bem. Soube que a UsiPaz oferecia profissionalização em gastronomia e, conheci o complexo, o que eu me arrependo muito, pois ele está aqui há 2 anos, cheio de serviços e cursos maravilhosos, e com suporte muito bacana. Agora não saio mais daqui, farei vários cursos e vou aproveitar bastante”, elogiou Ana Paula.
Confira a programação de aniversário de 2 anos da UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro, na Estrada do Icuí-Guajará, esquina com a avenida Independência, em Ananindeua:
15h - Celebração
16h - Certificação de alunos da UsiPaz
Rapel e apresentação de cães adestrados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Pará
Atividade e brincadeiras para crianças
Apresentação de dança de cadeirantes e de balé da UsiPaz
Doação de livros da Funtelpa
Coquetel preparado pelos alunos de gastronomia
18h - Show da banda Fruto Sensual.