Amapá conhece ações bem-sucedidas do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social
Técnicos do IGEPPS compartilharam experiências relacionadas à compensação previdenciária, resgate de créditos e evolução tecnológica
Uma reunião na sede do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social (IGEPPS), em Belém, estreitou laços entre a autarquia paraense e a fundação responsável pelos benefícios previdenciários dos servidores públicos estaduais do Amapá.
O órgão amapaense solicitou a visita de um técnico para conhecer mais de perto a rotina de trabalho no IGEPPS, que atende a mais de 50 mil segurados, sendo considerado referência em gestão e recuperação de recursos públicos por compensação previdenciária.
"A troca de informações foi fundamental pra vários entendimentos, e várias ideias que podemos estar adotando, e aplicando, no instituto de previdência do estado do Amapá”, disse Lucélia Quaresma, diretora financeira e atuarial da Amapá Previdência (Amprev).
"Com quase 40 anos de existência, a Amprev possui pouco mais de 3 mil aposentados vinculados. "Temos vasto conhecimento na área técnica e queremos implementar, melhorar, e dar mais celeridade a esses procedimentos que são adotados”, pontuou Lucélia.
Durante o encontro, técnicos do IGEPPS compartilharam experiências relacionadas à compensação previdenciária, resgate de créditos e evolução tecnológica. “Muito importante poder contribuir com nosso estado vizinho, para que o Amapá possa alcançar a evolução que tanto almeja”, declarou Franklin Contente, diretor de administração e finanças do IGEPPS.
Não é a primeira vez que o IGEPPS compartilha suas experiências com institutos previdenciários de outros estados. “Em março passado, ajudamos o órgão previdenciário do Tocantins a se capacitar para a recuperação de receitas via sistema de compensação com o INSS. Faz parte da política de nossa gestão trocar experiências com outros institutos, já que hoje o IGEPPS é referencia nacional, tanto na gestão de processos como na busca de receitas pelo sistema Comprev”, lembrou o presidente Giussepp Mendes.
Em agenda na capital paraense, no início de outubro, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, participou da 1⁰ Semana Estadual da Previdência, realizada no IGEPPS, onde parabenizou a forma como o Governo do Estado conduz o sistema previdenciário local.
"O Pará representa esse Brasil profundo, esse Brasil rico, em minérios, em terras, em produção agrícola. Ele precisa mostrar ao Brasil a importância de dar certo, da eficiência de gestão, da competência, da seriedade, e aqui com certeza, o Instituto de Previdência faz isso, exemplarmente", declarou Lupi.