Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LIVROS

Editora da Imprensa Oficial participará de feiras literárias de Castanhal e Altamira

Editora Pública Dalcídio Jurandir levará para os eventos as obras paraenses lançadas na última edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Por Julie Rocha (IOE)
18/10/2023 14h51

A Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado (Ioepa), já confirmou participação em duas feiras literárias regionais que ocorrerão neste  mês de outubro e também em novembro, levando à população de Castanhal e Altamira, no Pará, as obras de autores paraenses lançadas na última edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em Belém.

A 2ª Feira do Livro de Castanhal (FLC) ocorrerá entre 25 e 29 de outubro, no salão de eventos do Parque de Exposições, localizado no bairro do Cristo, em Castanhal. Organizada pela Academia Castanhalense de Letras, a FLC entrou para o calendário oficial do município a partir da lei municipal nº 045/22, de 26 de maio de 2022. Esta edição abordará a temática “Conexão Viva da Amazônia”, com uma programação voltada à valorização do livro como objeto-arte de transformação social.

No início da semana, os representantes da Academia Castanhalense de Letras, a presidente Zenaira Martins e o escritor Franciorlys Viannza visitaram a sede da Ioepa para reforçar o convite à Editora da Ioepa. Eles foram recebidos pelo coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, que confirmou presença no evento e reforçou a importância da divulgação dos livros da Editora em outras feiras.

De 1º a 4 de novembro de 2023, a Imprensa Oficial do Estado também estará presente na V Festa Literária Internacional do Xingu (Flix). O evento trará a temática “Poética da juventude e suas diversidades culturais” e uma programação  com diversas expressões culturais e artísticas regionais, nacionais e internacionais.

Segundo o presidente da Ioepa, Jorge Panzera, está etapa dá início aos ciclos de feiras do livro do interior, o que já está se tornando uma tradição como a FLIX, em Altamira. "Mas a de Castanhal também tem um papel importante. Vamos levar os 42 livros além de outras coisas que a editora está fazendo e, ao mesmo tempo, vamos nos preparando para outras feiras para ter a nossa presença", disse ele.

Segundo a coordenadora geral da FLIX, Maria Ivonete da Silva, todos os dias da feira haverá um espaço para lançamentos de obras, venda de livros e rodas de conversas com escritores. “Queremos mais uma vez ter a presença desta renomada Editora para abrilhantar mais uma edição da nossa Festa Literária”, disse ela.