Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência homenageia doadores de órgãos

Unidade, que é referência no cuidado de traumas graves, conta com uma comissão de doação de órgãos e tecidos para transplantes 

Por Alberto Dergan (HMUE)
18/10/2023 13h22

Para homenagear doadores de órgãos e seus familiares, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), unidade que pertence à rede de saúde pública do Pará e está localizada em Ananindeua, realizou uma ação especial. 

Com o tema proposto pelo governo do Estado “Plante o Amor Por Onde For”, em dois dias, a programação contou com palestra, em auditório e na recepção, com equipe multidisciplinar, e apresentação de vídeos que chamam a atenção para a temática.

Para marcar o encerramento da programação, os profissionais se reuniram na área externa do hospital, os profissionais soltaram balões com as iniciais dos nomes das pessoas que foram doadoras de órgãos.

Captação de órgãos 

Com a confirmação de morte encefálica e autorização dos familiares, a Central Estadual de Transplantes (CET - Pará) é notificada pelo hospital e fornece o apoio necessário, com materiais e equipe de profissionais qualificada para fazer a captação.

Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa), o Hospital Metropolitano realiza a captação de rim, fígado e córnea.

Desde 2014, a unidade, que pertence à rede de saúde pública do Estado e é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), formada por equipe multiprofissional de médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, responsáveis por acolher e oferecer aos familiares a oportunidade de decidir sobre a doação de órgãos.

Da implementação até a atualidade, mais de 600 captações de órgãos foram realizadas na unidade, sendo vinte mobilizações, que resultaram na captação de 60 órgãos, somente nos dez primeiros meses de gestão do INDSH. 

"As captações realizadas no HMUE beneficiam diversas pessoas pelo Brasil e isso, com certeza, ameniza e torna mais leve o processo vivenciado pelas famílias que têm o poder da decisão entre sim e não, além da oportunidade de ressignificar esse momento”, explica Milla Silva, responsável pela Comissão do HMUE.

Transplantes no Brasil 

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo e é referência mundial em doação e transplantes de órgãos, garantindo de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por financiar e fazer mais de 88% de todos os transplantes de órgãos do país. 

A instituição pontua que entre os motivos que levam à resistência da família está, principalmente, a falta de informação da população.

“Ninguém espera sofrer um trauma grave ou ser acometido por uma doença e evoluir com morte encefálica. Então, é extremamente importante a sociedade conversar sobre o assunto e deixar seus familiares cientes de sua escolha de ser um doador. Assim, caso seja necessário, a pessoa poderá ajudar a salvar outras vidas”, finaliza Milla.

Referência  

Pertencente à rede de saúde pública do Pará e gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), o Hospital Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade dispõe de 228 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.

O Metropolitano recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros estados. Em 2022, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.