Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA NACIONAL DA VACINAÇÃO

Sespa alerta sobre a importância da manutenção do calendário vacinal em dia

No Pará, a secretaria é responsável pela distribuição de vacinas para todos os municípios e de auxiliá-los nas estratégias para ampliar a cobertura vacinal

Por Melina Marcelino (SESPA)
16/10/2023 11h28

O Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de outubro. A data tem como objetivo gerar um alerta para a população sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças. As vacinas são fundamentais para o controle e até erradicação de doenças graves e não protegem apenas a pessoa que recebe a dose, mas também contribui para a proteção da sociedade em geral.

No Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) é responsável pela distribuição de vacinas para todos os municípios, além de auxiliar os poderes municipais na definição de estratégias para ampliar as coberturas vacinais. 

Jaíra Ataíde, coordenadora de Imunizações da Sespa, falou sobre as atribuições da secretaria na vacinação: “A Sespa, no Estado do Pará, é responsável pelo recebimento, distribuição, acompanhamento da cobertura vacinal de todas as doses do calendário básico de vacinação da criança, adolescente, adulto, idoso e imunodeprimidos. Como também é responsável pela capacitação e monitoramento das redes de todas as ações que envolvem deslocamento das equipes e conservação das vacinas nas temperaturas ideais nas ações extramuros”, declarou.

Já a diretora do Departamento de Epidemiologia da Sespa, Danielle Nunes, também abordou a importância do trabalho da secretaria e das vacinas: “Temos como objetivo manter sempre vacinas disponíveis para a população seja através de campanhas pontuais ou com as doses do calendário vacinal básico prontas para serem aplicadas na população paraense. O Brasil sempre foi pioneiro no que diz respeito à vacina e vimos, com o controle da pandemia da Covid-19 através da vacinação, que elas funcionam e protegem a sociedade. Porém, precisamos sempre estar alertas para que doenças erradicadas ou controladas através da vacina não retornem, por isso fica nosso apelo para que a população mantenha sempre seu calendário vacinal em dia”, afirmou.

Doenças preveníveis por vacinas - Atualmente, o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Sistema Único de Saúde (SUS) conta com mais de 20 vacinas que protegem contra 26 enfermidades diferentes para serem aplicadas em todas as faixas etárias, sejam crianças, adultos, idosos e gestantes

Jaíra Ataíde complementou sobre a importância da vacinação: “O Brasil tem o Programa Nacional de Imunização que congrega todas as ações de vacinação em humanos. Existem doenças que são evitáveis pela vacinação. Sendo assim, quando temos nossa população, grupo alvo de cada uma das vacinas devidamente vacinado, temos o controle de pelo menos 26 agravos que são possíveis de afetar as pessoas e também contaminar outras pessoas da sua própria residência ou da população em geral, levando a complicações, hospitalizações e às vezes até ao óbito. As vacinas salvam vidas, é importante termos nossa população vacinada. Temos vacina específica para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Uma população vacinada é uma população protegida”, afirmou.

Vacinas disponíveis no calendário - As vacinas previstas no calendário de crianças protegem contra formas graves de tuberculose, rotavírus, difteria, tétano, coqueluche, diferentes tipos de doenças causadas por pneumococo, meningite, sarampo, febre amarela, caxumba, rubéola, hepatite A e B, varicela e HPV.

No caso de adolescentes, o programa de imunizantes conta com vacinas contra hepatite B, HPV, meningite, difteria, tétano, coqueluche, febre amarela, a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), além da vacina contra HPV, que previne doenças como câncer de pênis, ânus, colo do útero e de garganta.

Para adultos de 20 a 59 anos são destinadas doses de vacina contra hepatite B, febre amarela, vacina tríplice viral, difteria e tétano. Para idosos, são previstas vacinas contra hepatite B e dupla adulto. E para as gestantes estão previstas as vacinas contra hepatite B e dupla adulto e tríplice acelular.

Vacinação na quadra nazarena - Até o dia 21 de outubro, a Sespa manterá, ao lado da Basílica de Nazaré, uma unidade móvel de vacinação, além de oferecer testagem para Covid-19. Serão disponibilizadas as seguintes vacinas: contra Covid-19 para adultos (bivalente); contra Covid-19 a crianças (Pfizer pediátrica); contra difteria e tétano (DT); contra sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral); hepatite B; Influenza e febre amarela, além de imunizantes contra HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos. 

Os interessados em receber as vacinas deverão levar suas carteiras de vacinação.

Serviço: 
Ação de vacinação e testagem para Covid-19
Data: até o dia 21/10/2023.
Endereço: Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, na lateral da Basílica de Nazaré
Horários: Segunda a Sexta: 15:00 às 21:00
Sábado e Domingo: 09:00 às 21:00

Texto: Edilson Teixeira (Ascom/Sespa)