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PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL

Emater e Seduc firmam parceria para ampliar cardápio regional na merenda escolar

Projeto quer aumentar a participação de itens orgânicos no cardápio da rede pública de ensino e também promover renda para a agricultura familiar

Por Ascom (Ascom)
16/10/2023 08h00

Uma parceria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai garantir na alimentação escolar um cardápio mais nutricional e regional, e ainda, o fortalecimento da agricultura familiar estadual.

Representantes da Emater participaram da reunião na Seduc, que discutiu a ampliação da aquisição de alimentos da agricultura familiar e extrativista no Pará, destacando a importância da colaboração da Câmara Técnica de Comercialização, Agroecologia, Produtos Orgânicos e Sociobiodiversidade (Ctcapos) e da Seduc nesse processo.

Na reunião, foi apresentada a estratégia atual do GT do Ctcapos, incluindo objetivos, metodologia e ações práticas. Também foi destacada a importância de levantar dados de consumo local, estudar entraves na aquisição de alimentos, estudar o cardápio, reduzir o tempo de pagamento, garantir a demanda e produção, mapear a produção e melhorar a qualidade dos alimentos ofertados.

A metodologia proposta envolve trabalhar em rede com diversas instituições para ampliar a produção agroecológica, produtos orgânicos e sociobiodiversidade, promovendo a comercialização de produtos da bioeconomia e áreas de florestas ligadas a sistemas agroprodutivos.

“É muito importante a participação da Emater neste processo diante a capilaridade que a instituição tem na base produtiva a partir da interação que os extensionistas possuem no cotidiano dos produtores”, destacou a chefe do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC) da Emater, Cristiane Corrêa, veterinária e mestre em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável.

Ações conjuntas

Foram debatidas ações conjuntas com a Seduc, como ajustar o cardápio conforme a safra e a região, agilizar o pagamento, regionalizar a aquisição, apoiar ações de produção e mapear a produção. Ainda foi destacada a importância de produtos como chocolate, mel, leite, polpa de frutas, farinha de mandioca e farinha de babaçu no contexto da alimentação escolar, assim como a relevância do beneficiamento dos produtos para viabilizar maiores aquisições de alimentos.

A utilização da Comissão de Alimentos de Povos Tradicionais (Catrapovos) em áreas escolares de comunidades tradicionais foi abordada como um meio de aprofundar o entendimento sobre as recomendações e chamadas especiais. Aproximação com a CAISAN e outras iniciativas convergentes à temática foi mencionada como fundamental para evitar duplicidades e sobreposições de esforços; foi ressaltado ainda que as compras descentralizadas para 2024 podem ser contempladas por essa movimentação, exigindo celeridade nas atividades.

Uma das priorizações mais importantes será a maior aproximação possível entre os principais atores envolvidos nesses procedimentos, isto é, de produtores e suas cooperativas e associações até nutricionistas e merendeiras e para isso devem ser realizados eventos temáticos.

Foram planejadas as primeiras ações de interação e definida uma ação piloto de degustação de alguns produtos da agricultura familiar na própria SEDUC e posteriormente inclusive realizar feiras da agricultura familiar na sede da secretaria.

“Além de pensar em uma alimentação rica em nutrição, com características regionais, nós queremos ampliar a aquisição de alimentos via PNAE para também atingir a nossa meta que é alcançar pelo menos 30% de compras por meio dessa modalidade, que atualmente está em torno de 13%”, disse a diretora de Alimentação e Transporte da Seduc, Roberta Arruda.

Encaminhamentos

A condução do processo será feita pelo GT de comercialização da Ctcapos, com a formação de um comitê especial composto pelos atores mais envolvidos no tema, que buscará a aproximação de outras iniciativas para criar uma força-tarefa.

O comitê terá como responsabilidades levantar aquisições de alimentos pela Seduc, organizar uma base de dados, especializar as aquisições, realizar o cruzamento de dados e ampliar a aquisição de alimentos da bioeconomia.

A próxima reunião do GT para início das atividades e já definição do Comitê, será às 9h, do dia 20, deste mês, na sede da Seduc. Até lá, os participantes do encontro buscarão viabilizar a primeira ação de degustação, na secretaria para esta ocasião.

“É a primeira vez que temos a parceria com a Emater devido a nossa reestruturação na alimentação escolar, nós queremos agregar e atingir esses 30% na agricultura familiar, tanto para atender o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como também para atender a questão nutricional do nosso aluno. Esta parceria é para agregar e para proporcionar um cardápio mais nutricional com variedades dentro dos produtos fornecidos pelo nosso estado. Com a Emater nós vamos unir as parcerias com os agricultores familiares, a gente consegue ter uma ampla visão de quais produtos a gente pode estar solicitando para atender o nosso cardápio”, frisou a gestora da Coordenação de Alimentação Escolar (Cae) da Seduc e nutricionista Taynara Araújo.

Participantes

O encontro contou com representantes do Grupo de Trabalho (GT) de comercialização da Ctcapos, e chefe do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC) da Emater, Cristiane Corrêa; e do articulador da CTCAPOS pela Deutsche Gesellschaff für Internationale Zesammenarbeit (GIZ), agência de cooperação do governo alemão, Andreos Leite.

Ainda participaram da reunião a coordenadora técnica da Emater e engenheira ambiental, Camila Salim; a diretora de alimentação e transporte da Seduc, Roberta Arruda; a coordenadora de Alimentação Escolar (Cae) da Seduc, Taynara Araújo; o técnico da Diretoria de Bioeconomia, Mudanças Climáticas e serviços Ambientais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Lourival Jr; e o diretor de Organização Produtiva e Povos Tradicionais da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SEAF), Anderson Serra; juntamente com o seu suplente, Magnaldo Menezes.

Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater