Abelardo Santos realiza ações para pacientes infantis e público externo pelo Dia das Crianças
Programação contou com a participação de robôs e super-heróis, e ainda com a doação de brinquedos para os pequenos
Manter a animação e a alegria de crianças em algum tipo de tratamento ou hospitalização é necessário para aliviar o estresse e ainda amenizar uma experiência de desconforto. Foi o que buscou o Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), ao realizar ações pelo Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro.
“Para a criança, representa um período de privação da atividade mais essencial para ela: brincar. A abordagem humanizada busca facilitar uma reabilitação agradável por meio de estímulos sensoriais e motores, promovendo a participação e o prazer do brincar”, comenta a supervisora de humanização da instituição, Suzane Gonzaga, sobre a proposta da programação.
O Hospital, que é referência no atendimento à mulher e à criança, levou robôs animes para estimular a imaginação dos pequenos pacientes e fomentar a interação lúdica, no último dia 5. Também incluiu uma interação com super-heróis e fez a entrega de brinquedos no dia 10. O ponto alto foi a realização do Círio das Crianças, na última quarta-feira (11), quando houve um momento de expressão religiosa e espiritual, respeitando a diversidade e as escolhas individuais tanto do usuário quanto de seus familiares.
No total, foram doados 700 brinquedos ao longo da semana, segundo o analista de Recursos Humanos, Deyvison Gomes, com o objetivo de “reforçar o compromisso das ações de humanização e inclusão do hospital para a comunidade”.
Natália Lima, de 33 anos, é mãe de Gael Lima, de sete anos, que está internado no Abelardo Santos com pneumonia, e conta que ambos ficaram felizes com a surpresa .“Aqui ele tem um tratamento muito bom. Toda a equipe é muito atenciosa. Fiquei muito feliz em ver a felicidade dele ganhando brinquedo dentro do hospital”, comemorou.
A dona de casa Ana Lúcia Pereira, de 26 anos, que acompanha Yasmin, de quatro anos, compartilha as impressões. “Ela tem a síndrome do estômago irritado. Faz tratamento aqui há muito tempo. Ficamos surpresas com a entrega de presentes”, conta.
Entrega de presentes - Além das crianças que estão internadas no Abelardo Santos, as atividades também alcançaram o público externo, na creche Luzmarina de Melo Muniz, no Paricás, em Icoaraci, e em outras duas comunidades de Outeiro, com o público de crianças entre seis meses e 13 anos, incluindo indígenas e venezuelanas ao redor da ilha.
“Eu sei que foi um gesto que fez a diferença no dia deles. Eles ficaram muito felizes com os presentes que ganharam da equipe. Muito obrigada mesmo, de coração. Que Deus possa retribuir em dobro esse gesto de carinho”, celebra a professora Aline Marques, da Luzmarina.
“Para a gente, é muito gratificante porque elas ficam felizes; a comunidade fica feliz, nesse dia a gente faz famílias felizes. É muito legal, muito importante. E o hospital tem sido primordial, um parceiro para a nossa comunidade”, ressalta uma das representantes do Instituto Sonho de Menino, localizado em Outeiro, que colabora na doação de brinquedos e material que é utilizado na confecção de bolsas para as crianças.
Perfil - Maior unidade pública do Governo do Estado, o Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.
Texto: Ascom Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS)