Emater beneficia mais de 80 famílias com a entrega Cafs Individuais em Abaetetuba
Nos próximos meses mais 55 comunidades rurais serão beneficiadas no município com a emissão de 580 Caf’s que serão entregues pela Emater
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) realizou a entrega do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (Caf) para 81 famílias produtoras rurais, em Abaetetuba, nordeste paraense, nesta quarta-feira (10). A Ação foi realizada por meio do Escritório Local da Emater de Abaetetuba.
O Caf vai garantir o acesso às políticas públicas para essas famílias como o programa Minha Casa-Minha Vida, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), assim como o seguro defeso, a aposentadoria, entre outros. O Caf é um documento com emissão gratuita.
“A gente fica muito feliz de ver essas famílias sendo assistidas pela Emater que leva Assistência Técnica e Extensão Rural ao produtor e a produtora rural do nosso estado. Isso reflete oportunidades, geração de renda e a valorização da agricultura familiar paraense”, ressaltou o presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu, que participou da entrega dos documentos.
Os agricultores familiares beneficiados são da Associação dos Moradores e Produtores do Palhal (AMPP) e da Associação dos Moradores e Trabalhadores Rurais de Santa Terezinha e Km 14 que vicejam em suas propriedades a mandioca, o milho e o açaí.
“Estamos muito felizes por essa parceria com a Emater, a AMPP representa vária comunidades não só o Ramal do Palhal, mas várias comunidades da região como os Ramais N Rocha, Vila da Cachaça e Matias, e ainda as comunidades Murutinga e Rio Guajará de Beja. Um dos nossos maiores anseios era a nossa moradia, agora isso vai se tornar realidade”, disse o presidente da Associação dos Moradores e Produtores do Palhal, Messias Silva.
Nos próximos meses mais 55 comunidades rurais serão beneficiadas no município de Abaetetuba com a emissão de 580 Caf’s que serão entregues pela Emater.
“A Emater por meio do Escritório Local de Abaetetuba vem dessa forma prestar contas à sociedade, e servir os agricultores familiares impulsionando o acesso a diversos serviços públicos por meio do Caf. Os 81 cadastros de agricultores familiares correspondem a novas possibilidades de acesso ao crédito rural, de apoio aos benefícios sociais”, explicou o chefe do Escritório Local de Abaetetuba, Geovanny Farache.
Texto: Sarah Mendes/ Ascom Emater