No Hospital Metropolitano, pacientes pediátricos celebram o Dia das Crianças
A comemoração foi marcada com entrega de presentes e a visita do cão Alecrim, treinado para entreter crianças internadas em unidades de saúde
Os pacientes pediátricos internados no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), localizado em Ananindeua, região Metropolitana de Belém, celebraram o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, com muita alegria. Isso porque eles receberam a visita especial do cão Alecrim, animal treinado para visitar instituições de saúde do Estado, e se divertiram.
“Muito feliz por ver o meu filho se divertindo. Jamais imaginei participar de uma programação assim e conhecer o Alecrim. É bom porque, querendo ou não, estamos fragilizados e sentimos medo. No meu caso, porque o meu filho é muito pequeno ainda. Qualquer situação que nos tire somente da internação já faz um bem danado”, comentou Naize Cordovil, de 22 anos, mãe do pequeno Arthur Nicolas, de sete meses, internado há 19 dias.
Vindo de Capanema, nordeste paraense, Daniel Rodolfo, de 12 anos, está há dois meses internado. A felicidade estampada no rosto do menino demonstra o quanto a atividade impactou positivamente para ele.
“Tenho um cachorro e estou com muitas saudades dele. Essa brincadeira fez eu matar um pouco dessa saudade. Espero logo estar em casa novamente”, disse.
Para a mãe do menino, Ivana Santos, 33, o sentimento é de gratidão. “Obrigada a todos os envolvidos por esse momento maravilhoso ao lado do meu filho. Esse dia das crianças será um pouco diferente porque ainda estaremos internados, mas tenho certeza que tudo dará certo”, comentou.
A ação Terapia Assistida por Animais (TAA), mais conhecida como Pet Terapia, é realizada pelo Comitê de Humanização do HMUE, em parceria com a coordenação do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), e faz parte de um calendário de atividades programadas para serem realizadas durante todo o ano.
Mais humanização – Ainda para comemorar a data, profissionais de diversos setores da unidade, que pertence à rede de saúde do Estado do Pará e é gerenciada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), se uniram para arrecadar brinquedos que foram entregues na tarde desta quarta-feira, 11, para os pequenos. Bonecas, bolas, carrinhos e outros estavam entre os presentes.
“Dessas crianças, muitas estão há algum tempo internadas e sob os cuidados da equipe, além de que passarão o dia das crianças no hospital, longe de casa, dos amigos ou irmãos; então, oportunizar que elas tenham momentos de descontração como o de hoje, contribui para aliviar os impactos da rotina hospitalar no seu cotidiano, trazendo maior conforto tanto para elas quanto para as equipes responsáveis por esse cuidado diário.”, afirma Luan Jaques, coordenador da unidade de internação infantil do HMUE.
Angeli Cristine, 31, do município de São Miguel do Guamá, distante cerca de 146 km de Belém, comemorou a iniciativa. “Engraçado que ele comentou comigo sobre o Dia das Crianças por conta da comemoração na escola, e eu disse que veria quando estivéssemos em casa e hoje recebemos a surpresa do hospital. Muito legal e importante a lembrança, com certeza ficará guardado na nossa memória”, pontua.
Referência - O Hospital Metropolitano é referência no tratamento de média e alta complexidade, em traumas e queimados, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade dispõe de 228 leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras e leitos de UTI.
O Metropolitano recebe pacientes da Região Metropolitana de Belém, dos diferentes municípios do Pará e também de outros Estados. Em 2022, realizou mais de meio milhão de atendimentos, entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais.