Polícia Civil prende suspeito por associação criminosa na capital
Estima-se que o prejuízo das vítimas seja de aproximadamente R$ 150 mil
A Polícia Civil do Pará, por intermédio da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais Praticados por Meios Cibernéticos – DCCEP/DECCC, prendeu uma pessoa na capital por associação criminosa. A ação policial aconteceu na manhã desta quarta-feira (11).
“A prisão é resultado da Operação "Unlock", que foi deflagrada pela DCCEP para localizar e prender pessoas suspeitas de praticar crimes no ambiente cibernético. Nossas equipes puderam averiguar que os investigados fizeram diversas movimentações financeiras fraudulentas a partir da conta pessoal e empresarial de uma vítima, que teve a janela do seu automóvel quebrada e o seu celular roubado em 2022”, explicou a delegada Vanessa Lee, titular da DECCC.
Estima-se que o prejuízo das vítimas seja de aproximadamente R$ 150 mil. Os prováveis responsáveis pelo crime, assim como seus devidos endereços.
Através da expedição de cinco mandados de busca e apreensão foram feitas buscas nas casas dos investigados e na residência de um deles foram encontrados e apreendidos cartões de crédito, documentos em nome de terceiros e aparelhos celulares.
Além disso, a equipe policial também apreendeu uma quantidade de entorpecentes, o que também resultou na prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
“Através da ação eficaz da PCPA pôde-se chegar à localização desse homem e nosso trabalho investigativo continua para podermos chegar a outros envolvidos no crime, principalmente após o resultado da perícia nos materiais aprendidos”, informou o delegado-geral Walter Resende.
O preso foi encaminhado à delegacia para o cumprimento das medidas cabíveis e segue à disposição da Justiça.
Texto: Paula Almeida, estagiária da PCPA, sob supervisão de Jeniffer Terra.