Readequação do projeto de Horta Hospitalar no HGT beneficia usuários, acompanhantes e colaboradores
Em uma colaboração entre a Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) e o Hospital Geral de Tailândia (HGT), alunos do curso técnico de agropecuária se dedicaram ontem (10), na revitalização da Horta Hospitalar do HGT. A parceria, visa beneficiar pacientes, colaboradores e acompanhantes, fornecendo alimentos livres de agrotóxicos ao incentivar a prática da Hortoterapia.
A iniciativa foi coordenada pela unidade hospitalar, por meio da sua Comissão de Sustentabilidade. A ação de reconstrução iniciou com o plantio de verduras e vegetais variados, garantindo a continuidade do abastecimento de alimentos frescos para consumo na unidade hospitalar. Os alunos também realizaram a adubação e limpeza da terra, assegurando a fertilidade do solo para o crescimento saudável das plantas.
A presidente da Comissão de Sustentabilidade, Emanuelle Campiolo explica que a horta é um recurso fundamental no HGT, uma vez que oferece um ambiente propício para a prática da hortoterapia, que utiliza o cultivo de plantas como parte do processo de reabilitação e bem-estar emocional dos pacientes.
“Além do impacto positivo na saúde dos pacientes e colaboradores, a revitalização da horta também é um exemplo de boas práticas sustentáveis que podem ser adotadas em instituições de saúde. O cultivo de alimentos naturais reduz o uso de pesticidas e fertilizantes químicos, promovendo um ambiente mais saudável e ecológico”, comentou Campiollo ao enfatizar que a ação de revitalização da horta do HGT é uma prova de que, quando a educação se une à prática, grandes transformações podem acontecer.
Os alunos da EETEPA, por sua vez, demonstraram entusiasmo e comprometimento durante todo o processo. Para Pedro Lucas, um dos participantes da ação, "Foi uma experiência incrível poder contribuir com o hospital, aprendendo e colocando em prática aquilo que vemos em sala de aula, e como pode fazer a diferença na saúde das pessoas".
Ao final da ação, os alunos receberam certificados em reconhecimento ao esforço e dedicação. A iniciativa não apenas fortaleceu os laços interinstitucionais, mas também serviu como um exemplo inspirador de como a educação e a comunidade podem trabalhar juntas para promover a saúde, a sustentabilidade e o bem-estar.
Inaugurada na unidade hospitalar em 2019, o espaço é uma estratégia terapêutica para usuários e acompanhantes, para contribuir à saúde mental do ser humano, principalmente, para aqueles que estão internados no HGT.
A usuária Raimunda Bastos, 45 anos, parabenizou a iniciativa realizada pelo HGT: "Parabéns ao HGT e aos alunos pela iniciativa. Graças ao trabalho de todos, a horta ficou ainda mais organizada e bonita de se ver. Agora, os pacientes poderão utilizar desse espaço para se sentirem mais leves durante a internação", finalizou a usuária que mora no Bairro Novo, em Tailândia.
Hospital Sustentável - No ano passado, a unidade hospitalar participou do projeto "Guardião Azul", focado em sustentabilidade, e conquistou o primeiro lugar. O projeto envolveu um jogo com 65 etapas sobre gestão sustentável, abordando temas como questões climáticas, gerenciamento de resíduos, educação ambiental e estímulo à biodiversidade.
Entre as ações desenvolvidas, destaca-se a revitalização da horta hospitalar, o programa "Adote uma Garrafa”, compostagem de materiais orgânicos, a redução do uso do gás R22, o direcionamento de materiais recicláveis para cooperativas, além de atividades de educação ambiental em escolas públicas do município e para os próprios usuários da unidade hospitalar.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-31210.
Estrutura - O HGT possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Texto de Andrey Silva / Ascom HGT