Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMEMORAÇÃO

Há 38 anos, Rádio Cultura é um diferencial na comunicação do Pará

Atualmente 20 programas formam a grade da emissora, levando aos ouvintes conteúdos de alta relevância jornalística, cultural e educativa

Por Raiana Coelho (SECTET)
11/10/2023 19h34

Há quase quatro décadas no ar, a Rádio Cultura do Pará comemora 38 anos de existência nesta quarta-feira (11). A emissora, ligada à Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), órgão do governo do Estado, mantém atualmente 20 programas na grade, que misturam conteúdos de alta relevância jornalística, cultural e educativa. A data será comemorada no próximo dia 28 de outubro, com um grande evento para o público, no píer da Casa das Onze Janelas, em Belém. Haverá apresentação de artistas regionais, ação de sustentabilidade e outras atrações, com acesso gratuito.

Desde 1985, a Rádio Cultura do Pará constrói uma relação de confiança e parceria com os ouvintes da Região Metropolitana de Belém. Moradora do bairro da Pedreira, Helena Lima conta como a 93,7 Mhz faz parte da rotina da família. “Eu durmo e acordo ouvindo a Cultura. O rádio não sai da 93.7. Assim que meus filhos foram crescendo e precisando de informações educativas e histórias infantis, eu fui apresentando a programação da Rádio Cultura pra eles. Eu sou professora aposentada, e na época que eu conheci a Cultura tinha um gravador com cassete, que eu gravava as músicas que tocavam na emissora pra levar pra sala de aula. Por ser uma programação diferenciada, você escolhe quando quer um rock, quando quer escutar um samba, quando quer ter notícias no Conexão Cultura ou no próprio Jornal da Manhã. Enfim, eu sou muito ligada na Rádio Cultura. Ela tem tudo e interage com a comunidade na questão de direitos. Sou uma apaixonada por ela”, afirma.

Além de ser dia de comemoração para a Rádio Cultura, hoje é dia do “Jornal da Manhã”, um programa de notícias que acompanha a trajetória da emissora e também completa 38 anos no ar. “É um prazer muito grande, um sentimento de dever cumprido. É um privilégio muito grande, uma alegria, uma satisfação de poder colaborar com essa emissora. Um dos pioneiros aqui dentro, eu só posso agradecer a Deus e aos diretores que assumiram ao longo desse tempo. Eu constituí família, criei meus filhos. Hoje, já estou prestes a me aposentar, mas aquele amor que tenho pelo Rádio, principalmente pela Rádio Cultura, é algo inimaginável. Aqui é a minha segunda família desde 1985. É muito bom fazer parte dessa equipe”, declara José Vieira, apresentador do Jornal da Manhã desde sua criação.

A Cultura FM é um diferencial na programação de rádio no Pará. Apresenta uma grade musical que privilegia artistas regionais e nacionais, dos mais variados ritmos, como samba, brega, MPB e rock. Também atua com uma política pública clara de difusão e circulação das manifestações artísticas e culturais do Estado e da Amazônia, levando informação, educação, arte, cultura, esporte, cidadania, responsabilidade social e ambiental aos ouvintes.

Novos programas - A programação da Cultura é aberta e plural, ocupando espaços não contemplados por emissoras comerciais. Em 2023, dois novos programas passaram a integrar a grade da emissora, o “Só Toca Pará” e o “Batidão da Cultura”, transmitidos toda segunda-feira, as 17 h, e aos sábados, as 11 h, respectivamente. Ambos tocam ritmos e o trabalho de artistas genuinamente paraenses, ampliando ainda mais o espaço dedicado aos artistas locais.

“A Rádio Cultura faz parte do cenário cultural paraense, do cotidiano da população. Comemorar esses 38 anos é, na verdade, um registro histórico, onde estamos próximos das pessoas, tocando músicas que elas gostam, levando uma programação de qualidade e fazendo jus a sua função original, que é valorizar a cultura local, os nossos artistas”, destaca Marcelo Mendes, diretor da Rádio Cultura do Pará.

Sobre a evolução tecnológica da Rádio ao longo da história, se moldando à televisão e à internet, o gestor acrescenta que “a Rádio Cultura sempre foi uma emissora de vanguarda, que sempre esteve um passo à frente da própria história da música e da Rádio, enquanto veículo. Dessa forma, não poderia ser diferente no atual momento. Somos uma rádio que preza pela convergência das plataformas. Hoje somos uma Rádio que pode ser não somente ouvida, mas também vista e acompanhada no dia a dia, através do Portal e do aplicativo que a Cultura tem, onde você pode ver nossos locutores, nossa produção e nossos bastidores”.

“São 38 anos levando cultura, entretenimento e informação ao povo do Pará. Quero agradecer a todos os nossos colaboradores que, dia a dia, levam às pessoas os conteúdos produzidos. Quero agradecer também aos nossos ouvintes, que nos prestigiam com sua audiência. Eu, enquanto presidente da Cultura Rede de Comunicação e membro da Rádio Cultura, fico feliz em estar vivendo esse momento. Parabéns e vida longa à querida Rádio Cultura do Pará”, ressalta Miro Sanova, titular da Cultura Rede de Comunicação.