Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACIDENTE

Piloto e passageiros de aeronave que fez pouso forçado no Marajó chegam a Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/03/2018 00h00

A aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) trouxe, nesta sexta-feira (16), para Belém, piloto e passageiros do helicóptero  que precisou fazer um pouso forçado, na Ilha do Marajó. O fato ocorreu em uma área de mata entre os municípios de Curralinho e Breves, no dia 15. O resgate dos funcionários da empresa prestadora de energia elétrica no Pará e do piloto foi realizado ainda no final da tarde de ontem, quando o grupamento foi acionado pelo Salvaéreo.

Para garantir a saúde física e emocional das vitimas, tripulante e passageiros, dois com ferimentos leves, eles foram encaminhados para o Hospital Regional de Breves para receber os primeiros atendimentos médicos. Somente na manhã de hoje outro helicóptero do Grupamento, guardião 09 seguiu para Breves para fazer o transporte aeromédico até a capital com os ocupantes do helicóptero acidentado.

“Foi um susto muito grande. Fiquei muito feliz e agradecido quando vi a equipe de resgate. Depois que a nos encontraram ainda tivemos que andar uns 600 metros, mas os ferimentos eram leves e não houve problema. Ontem renasci. A partir de agora comemoro também o dia 15 de março como o dia do meu segundo nascimento”, contou um dos sobreviventes do acidente e técnico da concessionária de energia elétrica, Nelson Palheta.

De acordo com o Tenente Coronel Sílvio Feitosa, comandante da aeronave do Graesp, que realizou o resgate, o piloto do helicóptero agiu com muita habilidade garantindo um pouso seguro e preservando a vida de todos.

 “Nós localizamos uma clareira e conseguimos realizar o resgate com sucesso. O piloto do helicóptero fez uma operação muito habilidosa, realmente nessa missão ele é considerado um herói pelo fato de terem sobrevivido à queda do helicóptero”, afirmou.

Segundo o coronel André Cunha, secretário adjunto de operações da Secretaria de Segurança Pública (Segup) as informações são de um helicóptero tipo “esquilo” (A-350), de uma empresa prestadora de serviços para a Celpa. A aeronave transportava quatro pessoas, entre tripulação e passageiros, e estava em uma missão de investigação sobre interrupção de energia elétrica para o município de Curralinho.

“O helicóptero Guardião 01 decolou para a região e localizou o ponto de queda, visualizando a aeronave destroçada e seus ocupantes, todos vivos. O guardião 01 pousou em um local próximo e a tripulação se deslocou pela mata alcançando o local da queda e promovendo o resgate de todos”, explicou Cunha.

Na sexta-feira, com nova tripulação e nova equipe da Celpa, o Graesp seguiu para identificar o ponto de interrupção de energia e apoiar a equipe de solo para o restabelecimento da energia elétrica no município de Curralinho.