Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BEM ESTAR

Hospital de Clínicas Gaspar Vianna orienta sobre práticas para uma boa saúde mental

A unidade hospitalar é referência em psiquiatria no Estado do Pará

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
10/10/2023 17h28

O cuidado com a saúde mental deve ser priorizado assim como qualquer outro. Além de ser determinante para a estabilidade física, está relacionado à qualidade da interação individual e coletiva. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, se recuperar dos estresses rotineiros, ser produtivo e contribuir com a sociedade. 

Práticas inseridas em nosso dia a dia podem ajudar na qualidade de vida e saúde mental, como explica o psiquiatra Dirceu Rigoni, atuante na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC). “Os bons hábitos devem ser adquiridos tanto na prevenção quanto no tratamento da saúde mental. Na prevenção, nós temos a parte da atividade física, da alimentação, do relaxamento como um todo e até mesmo ficar sozinho ou parado em algum lugar tranquilo. É necessário estar sozinho para que o indivíduo consiga se abstrair de todos os problemas da vida, do cotidiano, e consiga refletir sobre soluções”, ressaltou o especialista. 

O profissional esclarece a importância de manter o equilíbrio em todas as práticas realizadas. “Para evitar doenças, tudo na vida é uma questão de equilíbrio. Não podemos ter apenas o lazer, o trabalho e o descanso. Não podemos também viver de hábitos, como por exemplo, hábitos saudáveis em excesso, o que pode se tornar um certo pensamento obsessivo e trazendo estresse para o indivíduo”.

“Atualmente, observamos que o trabalho em excesso também pode ser um fator desencadeante do estresse, pois mesmo que a pessoa não esteja trabalhando fisicamente, ela continuará recebendo mensagens pelo celular, recebendo ordens ou solicitações de informações e isso faz com que ela fique, em algumas situações, de plantão 24 horas por dia, sete dias por semana. Dessa forma, o momento de relaxamento não existirá”, acrescentou Dirceu. 

Práticas saudáveis - Mais do que um componente em tratamentos, hábitos saudáveis são essenciais na vida de qualquer pessoa. “Para que o indivíduo tenha uma boa saúde mental e física, são preconizadas quatro horas por semana de atividades físicas, com intensidade de baixa ou média. Até mesmo uma caminhada um pouquinho mais rápida ou então uma atividade física de baixa intensidade na academia já é o suficiente”, pontuou. 

“Na alimentação não quer dizer que a pessoa seja obrigada a só comer de forma saudável, mas a predominância é de que tenha uma dieta equilibrada, principalmente evitando alimentos que tenham uma tendência maior à inflamação, já que sabemos que a inflamação sistêmica também é contribuinte para o adoecimento”, afirmou o psiquiatra.

Quando a pessoa já está com a saúde mental fragilizada, os cuidados devem ser redobrados, como explica o psiquiatra. “É preciso restaurar o funcionamento adequado do organismo, intensificando os cuidados. A pessoa precisa de mais organização no seu ritmo diário, de uma boa subdivisão, horário de trabalho, horário de descanso, horário de lazer e principalmente que esses momentos não interfiram um no outro”.

“É importante que, quando a pessoa estiver no ambiente de trabalho, não seja interferida por problemas externos, para que se concentre. E quando estiver no momento de lazer, não seja interferido por problemas do trabalho. O tripé deve ser realizado, sendo medicação, psicoterapia e hábitos saudáveis”, complementou o profissional.

Serviço - O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, unidade de saúde do Governo do Pará, é referência nas especialidades médicas cardiologia, psiquiatria e nefrologia. A unidade está localizada na Travessa Alferes Costa, nº 2000, bairro da Pedreira, em Belém.