Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Editora da Imprensa Oficial do Estado do Pará entrega livro em parceria com o Iphan

As duas instituições também tratam da reconstrução do Chalé de Ferro da Imprensa Oficial, que está sob os domínios da Universidade Federal do Pará

Por Julie Rocha (IOE)
10/10/2023 14h56

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa), por meio da Editora Pública Dalcídio Jurandir, entregou nesta terça-feira (10) o livro “Engenhos no Pará”, organizado pelo autor Giovanni Blanco Sarquis. A obra é uma parceria do do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a Ioepa.

Estiveram presentes na entrega Jorge Panzera, presidente da Ioepa; Cristina Vasconcelos, superintendente estadual do IPHAN; Moisés Alves, editor e coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir da Ioepa; e Giovanni Blanco, organizador do livro e técnico do IPHAN. 

Ao descrever a trajetória da agroindústria, e os caminhos percorridos pelos engenhos, a colonização e ocupação de territórios e os processos de desenvolvimento da região pelo olhar de ciclos de desenvolvimento econômico da atividade canavieira, o presidente da Ioepa, Jorge Panzera disse que a obra se torna um dos principais documentos históricos da região, "uma pesquisa que nos permite visualizar como se desenvolveu a atividade canavieira no Pará, portanto um trabalho instigante”.

Segundo o coordenador da Editora Pública, Moisés Alves, a edição do livro "Engenhos no Pará" tem grande relevância para a Editora Publica da Ioepa, em diferentes aspectos. "De uma lado está o caráter institucional da obra, e de outro, valoriza a função social da Ioepa em produzir obras regionais ou que tratem de aspectos sócio históricos, literários e científicos sobre nossa região", explicou ele.

Moisés disse ainda que o livro apresenta um importante estudo e pesquisa que envolve momentos históricos da região, trata-se de um inventário que articula o Patrimônio Cultural e Material dos Engenhos no Estado do Pará. "É uma produção de grande importância para a nossa historiografia, pois a partir dela podemos levar ao conhecimento do público uma melhor compreensão de nosso passado e dos aspectos que levaram a nossa formação social, como o processo de colonização", reforçou.

Chalé de Ferro da Ioepa

Além da entrega do livro, a reunião tratou da reconstrução do Chalé de Ferro da Imprensa Oficial, que hoje se encontra desmontado e sob os domínios da Universidade Federal do Pará. A Superintendente do IPHAN no Pará, Cristina Vasconcelos se colocou à disposição da Ioepa para contribuir com o projeto de restauração do Chalé de Ferro.