Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Secult e Fundação Cultural do Pará lançam editais viabilizados pela Lei Paulo Gustavo

Recursos somam mais de R$ 62 milhões em investimentos para a produção cinematográfica no Estado, o maior já aplicado no setor cultural

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
10/10/2023 12h40

A Fundação Cultural do Pará (FCP) alerta aos interessados para o prazo de inscrição nos editais de fomento ao audiovisual, da Lei Paulo Gustavo, que segue até o próximo dia 23. O objetivo do edital é valorizar a produção cinematográfica no Estado e a inscrições devem ser feitas exclusivamente através do portal do Mapa Cultural do Pará. Os recursos somam mais de R$ 62 milhões em investimentos, o maior já aplicado no setor cultural.

A Lei Paulo Gustavo foi criada em homenagem ao artista-símbolo do setor cultural. O objetivo é apoiar os projetos apresentados pelos agentes culturais do Estado. A FCP, como instituição que preserva e difunde a produção artística no Pará, ficou responsável pelos editais destinados à formação audiovisual e apoio às salas de cinema, além de cinemas de rua e itinerantes. 

“Nós da Fundação Cultural do Pará entregaremos três editais de fomento aos cinemas de rua, itinerantes e cineclubes, além de mostras audiovisuais e apoio às salas de cinema. Esses fomentos vão aprimorar as habilidades técnicas, criativas e gerenciais dos profissionais, bem como estimular a formação de novos talentos. Essa é a maior importância dos editais, capacitar e incentivar a produção cultural no nosso Estado”, explica o presidente da FCP Thiago Miranda.

Os recursos serão repassados pelo governo federal, através da lei complementar nº 195/2022, a Lei Paulo Gustavo. A Fundação Cultural do Pará é a responsável pelos editais referentes aos incisos II e III do Artigo 6º da lei. :Confira abaixo

Edital de Formação Audiovisual e Mostras e Festivais - O concurso vai selecionar 11 projetos audiovisuais para receberem os recursos que somam 2.4 milhões de reais. Os repasses serão feitos em duas categorias de premiação: “Apoio à Formação Audiovisual”, destinado ao desenvolvimento de oficinas para profissionais, estudantes e interessados no setor; e “Apoio a Mostras e Festivais”, para a exibição de produções audiovisuais, como filmes de ficção, documentários ou animações.

Os fomentos vão aprimorar as habilidades técnicas, criativas e gerenciais dos profissionais, bem como estimular a formação de novos talentos. Além disso, estimula a produção audiovisual, a formação de público e proporciona visibilidade à categoria.

Edital de Apoio às Salas de Cinema - Este concurso vai selecionar 16 projetos audiovisuais para receberem recursos financeiros como forma de incentivo nas categorias de 500 e 250 mil reais. Os valores vão ser destinados às reformas, restauros, manutenção e funcionamento de salas de cinema, incluída a adequação aos protocolos sanitários relativos à pandemia da COVID-19, sejam elas públicas ou privadas.

Edital de Cinemas de Rua ou Itinerantes e Cineclubes - O objeto do concurso é a seleção de até 41 projetos culturais de audiovisual para receberem recursos financeiros como forma de incentivo. As categorias contempladas são: “Cinema de Rua ou Cinema Itinerante”, que envolve serviço de espaços abertos, em locais públicos e em equipamentos móveis, de modo gratuito; e “Cineclubes”, que envolve grupo de pessoas ou associação sem fins lucrativos que estimula os seus membros a verem, discutirem e refletirem sobre o cinema.

Os editais podem ser vistos na íntegra na aba de editais do site da Fundação Cultural do Pará (www.fcp.pa.gov.br). Vale ressaltar que as inscrições só podem ser feitas através do portal do Mapa Cultural do Pará (www.mapacultural.pa.gov.br).