Estado garante segurança e ordenamento na 231ª edição do Círio de Nazaré
A maior expressão de fé do povo paraense, o Círio de Nazaré, realizado pelas ruas de Belém neste domingo (08), contou com mais de 4,5 mil agentes de segurança pública que garantiram tranquilidade aos romeiros e ao público presente. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) juntamente com os órgãos do Sistema de Segurança, coordena as ações que estão sendo desenvolvidas na Operação Círio 2023 para o período da festividade religiosa.
Com estimativa de público de 2 milhões, o Estado esteve presente no policiamento ostensivo, registro de ocorrências e encaminhamentos de saúde. O empenho grandioso, destaca o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, faz frente ao tamanho da festividade.
“Mais de 12 mil agentes de segurança públicas das esferas municipais, estaduais e federais, foram utilizafos. Cerca de 1.500 viaturas foram colocadas nas ruas para que a gente possa dar tranquilidade nas 14 romarias oficiais e mais quatro eventos paralelos que ocorrem nesse período do Ciro. Tudo transcorre como planejado, claro, uma festa dessa magnitude nós temos alguns incidentes, mas todos estavam dentro do planejado que poderiam ocorrer, o importante é que a resposta seja dada quando eles ocorrem. Mas a gente conseguiu garantir que a procissão pudesse vir e aue as pessoas pudessem professar a sua fé, acompanhar o Círio e poder agradecer as suas promessas para a Nossa Senhora de Nazaré”, afirmou.
Com início às 7h30, a procissão percorreu uma distância de 3,7 km, saindo da Catedral Metropolitana de Belém chegando em 4h de duração na Praça Santuário, onde os fiéis aguardavam para a Santa Missa.
Inovação
Nessa que é uma das maiores operações da segurança pública no Estado, a Segup inovou este ano para que mais uma vez a integração das forças se sobressaia. “Nós estamos atuando de forma concatenada, como sempre fizemos, com os órgãos municipais, estaduais e federais. O Centro Integrado funcionando na Almirante Barroso, mas também o Centro Móvel, instalado no Largo do Redondo, outro ponto de apoio também no Theatro da Paz, outro centro integrado na Praça Santuário, próximo à Basílica, para que a gente possa integrar as forças, mas também acompanhar tudo que ocorre. Seja com as 60 câmeras de rua espalhadas pelo trajeto do Círio ou com as mais de 200 câmeras corporais policiais hoje utilizadas como novidade deste Círio, cujas imagens também vêm para este centro. Tudo para que a gente pudesse ofertar segurança, atendimento, orientação, para que os romeiros possam agradecer a sua padroeira”, assinalou Ualame Machado.
Morando em Belém há dez anos, o bancário Paulo Rocha acompanhou a procissão desde cedo e elogiou a presença da segurança em diversos pontos. “A segurança tá aprovada, pois é um atrativo para que as pessoas venham participar. É importante para evitar roubos e furtos. Hoje é um dia de ver a fé das pessoas. Belém tem essa característica de um povo de muita fé e você sente essa emoção diferente aqui”, contou.
Para o servidor público, Victor Nascimento, que aproveitava o cortejo com a família e a pequena Eloá, de um ano e meio, a presença de agentes em praticáveis, em pontos fixos e o Centro Móvel tranquilizava quem estava presente.
“Temos família em Belém e sempre que possível, a gente vem. Então no momento desse a gente aproveita para reunir a família, se rever também e contemplar o Círio. A virtude da quantidade de pessoas. E pelo que percebe, a segurança pública tem muitos agentes, então tranquiliza a família e as pessoas que vem na procissão”, pontua.
Atendimentos
Com 38 pontos de atendimento para saúde, reunindo Cruz Vermelha, Defesa Civil e Secretaria de Saúde do Estado (Sespa), os atendimentos foram céleres.
Em um incidente registrado no início da avenida Presidente Vargas, durante a aglomeração de pessoas que acompanhavam a procissão, os órgãos contabilizaram dois atendimentos graves, um de grau médio e 17 de pequenas escoriações. As 20 vítimas foram encaminhadas para o Hospital Municipal Mário Pinotti e UPA da Sacramenta, dois dos 16 hospitais de retaguarda.
O policiamento ostensivo atuou em 20 pontos de praticáveis espalhados no trajeto do Círio, com equipes de segurança monitorando o avanço da procissão. Da Trasladação até o Círio, o Centro Móvel contabilizou 12 ocorrências.
Efetivo - A Operação Círio 2023 conta com o reforço de mais de 12 mil agentes de segurança integrados em 18 ações que envolvem as festividades de Nazaré.