HRPM valoriza preservação ambiental com ação educativa para pequenos pacientes e profissionais
Atividade lúdica foi realizada na Brinquedoteca com a utilização de materiais recicláveis
Em referência ao Dia Nacional da Natureza, comemorado no dia 04 de outubro, e que ressalta a necessidade da preservação do meio ambiente e da biodiversidade, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no arquipélago do Marajó, por meio de sua Comissão de Sustentabilidade, realizou uma ação de educação em saúde nesta semana com os pequenos usuários internados na Clínica Pediátrica da unidade.
Com o apoio de atividades lúdicas e dando orientações às crianças e seus acompanhantes na Brinquedoteca, os profissionais do HRPM alertaram para questões ambientais como a proteção da vida selvagem e a gestão sustentável dos recursos naturais.
A nutricionista Renata Feio, membro da Comissão, explica que a iniciativa reforça também uma questão de sobrevivência e qualidade de vida para a humanidade na atual e nas futuras gerações.
“A Comissão de Sustentabilidade realizou a ação instruindo e acompanhando a confecção de árvores, a partir de materiais recicláveis produzidos pela unidade. Além disso, durante o momento recreativo, foram feitas pinturas sobre educação ambiental, assim como orientações aos pais e crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente”, pontuou.
A profissional ressalta que é essencial adotar práticas sustentáveis em todas as áreas da vida, desde a agricultura a indústria, até o estilo de vida pessoal, visando mitigar os impactos negativos no meio ambiente e buscar soluções inovadoras para enfrentar o desenvolvimento não-sustentável.
Aprovação - Manoel Pereira, 30 anos, é pai do pequeno usuário, Davi Pereira, um dos participantes da ação. Ele explica que a iniciativa é muito importante no momento em que as crianças estão passando por um momento delicado, que é a internação hospitalar.
“A ação foi um momento de distração e conhecimento. Sempre incentivo o meu filho a proteger o meio ambiente, falo sobre os problemas que estamos enfrentando por conta do como gerimos os recursos naturais, o aquecimento global, e o desmatamento, que são grandes entraves para nosso planeta. Meu filho gostou muito, e ele ama plantar e cultivar”, finalizou o agente de Combate às Endemias.
Perfil - O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital presta assistência de média e alta complexidade para uma população superior a 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) - Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. A unidade fica localizada na avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.
Texto: Pedro Amorim/Ascom HRPM