Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Emater entrega CAF individual para mais 40 agricultores familiares do Acará

Documento dá acesso ao Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e ao Programa de Aquisição de Alimentos, entre outros

Por Ascom (Ascom)
07/10/2023 12h24

Mais de 40 famílias foram beneficiadas com a entrega do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) físico, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), no município do Acará, nordeste do estado, na sexta-feira (6). A entrega dos documentos foi realizada dentro da programação do “5º Fest Açaí Mandioca” realizado pela prefeitura municipal.

Os produtores rurais favorecidos são moradores da comunidade Vila Vera Cruz, às margens do Igarapé Arapiranga-Açu, no Alto Acará. O levantamento dos dados para o preenchimento dos cadastros das famílias foi feito no mês de agosto. 

“A Emater está presente no “5º Fest do Açaí Mandioca” trazendo o benefício do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Nós estamos atendendo 41 famílias com seus cadastros, com suas carteirinhas, e a partir desse documento eles vão poder acessar as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e diversas outras políticas públicas”, explicou a chefe do Escritório Local do Acará, Helenice Cesar.

Uma das lideranças da comunidade, Jair Junior, solicitou à Emater a realização da ação junto à comunidade e ainda ajudou na mobilização dos produtores.

“O Cadastro Nacional da Agricultura Familiar é um documento muito necessário para o agricultor e sua família. Nós tivemos a iniciativa de chamar a Emater para ser a nossa parceira neste evento, na nossa comunidade. Fica, aqui, o nosso agradecimento à Emater pelo apoio e trabalho brilhante que tem realizado no município do Acará, especialmente, em nossa comunidade”, disse Jair.

Na comunidade Vila Vera Cruz, entre as principais cadeias produtivas dos  agricultores familiares estão o açaí e a mandioca. Alguns, também produzem dendê e pimenta-do-reino.

O produtor Enoque Vaz foi um dos assistidos pela Emater que recebeu o CAF. “Me sinto grato por ser um dos beneficiados com a entrega do CAF, que é um documento muito importante para nós agricultores. Hoje eu posso chegar em qualquer lugar e ser reconhecido como um agricultor. Agradeço a Emater por ser um canal que nos leva a essa realização”, enfatizou.

Na comunidade Vila Vera Cruz, a Emater já leva há mais de 20 anos aos produtores rurais atendimento de orientação técnica, também já trabalhou projetos de crédito de incentivo à produção de pimenta, cacau, açaí, entre outros. O órgão também já emitiu aos trabalhadores o Cadastro Ambiental Rural (Car) e a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap) que foi substituída pelo Caf.

Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater