Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2023

Ações de segurança e saúde em apoio aos romeiros seguem na BR-316 e Alça Viária

Por Roberta Meireles (SEGUP)
06/10/2023 13h30

Jorge Nunes, de 57 anos, é um dos peregrinos que saiu do município de Castanhal, nordeste paraense, realizou o trajeto caminhando pela BR-316 e chegou à capital na manhã desta sexta-feira (6), em cumprimento a uma promessa alcançada. 

“Eu saí da Vila de Apeú em Castanhal, cheguei até aqui na Almirante Barroso e vou até a Basílica. Cheguei nesse posto e só tenho a agradecer por ser bem atendido, se não estaria passando mal, se não tivesse o atendimento que recebemos. Eu vim caminhando pagando uma promessa, pois minha filha teve um sopro no cérebro e precisou fazer uma cirurgia. Graças a Deus deu certo e ela foi curada. Então hoje vim cumprir essa promessa, com muita fé e esperança em Nossa Senhora de Nazaré”, disse emocionado. 

As ações de apoio à caminhada dos peregrinos iniciaram na última segunda-feira (3) com a montagem da estrutura dos 23 postos de atendimento, sendo 18 na BR-316 e 5 na Alça Viária, estes últimos instalados pela primeira vez. Os atendimentos médicos, de hidratação, massagem, alojamento e informações começaram a ser realizados no início da manhã da última quarta-feira (4), quando os primeiros romeiros vindos de vários municípios começaram a passar no trajeto até a capital.

Segundo o tenente-coronel PM Castro Alves, coordenador da operação Círio 2023, a caminhada dos romeiros está entre as 18 ações planejadas pela segurança pública para a festividade. “Esse é um trabalho que a gente já vem desenvolvendo há algum tempo durante a Operação Círio, esse ano nós inclusive ampliamos os postos visando atender o pessoal que vem do Baixo Tocantins, que utilizam a Alça Viária. Então, a gente, a cada ano, vem melhorando esse serviço, claro que integrado com todos os órgãos de segurança, além das secretarias de Saúde e Turismo, estruturando melhor esses pontos de apoio, visando dar mais conforto e segurança para os romeiros”, afirmou Castro Alves.

Para alguns, o percurso chega a quase 80 quilômetros, com mais de 20 horas de caminhada nas estradas. "O Estado, de forma integrada, está mobilizado para garantir que essas pessoas possam professar sua fé com segurança e todo o atendimento que for necessário", pontua o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

“Nós temos um trabalho integrado, em especial aos romeiros que optam por pagar sua promessa, por demonstrar sua fé caminhando dos municípios próximos a Belém. É uma parceria importante dos órgãos de segurança estaduais, municipais, Cruz Vermelha, Polícia Rodoviária Federal, Sespa e Secretaria de Turismo, para que possamos dar apoio, orientação aos romeiros, pontos de hidratação e atendimento e garantir a segurança deles seja durante o dia ou a noite”, afirmou o titular da Segup. 

O policiamento ostensivo também segue no percurso dos romeiros, para que a ordem e segurança sejam mantidas. Segundo os agentes que estão atuando na ação, a previsão é de que até o final dessa sexta-feira (6), outros grupos de romeiros ainda cheguem à capital realizando esse trajeto a pé. 

Integração - Agentes da Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guardas Municipais, Cruz Vermelha, Defesa Civil, Secretarias de Saúde e Turismo, além da Polícia Rodoviária Federal, integram a ação em prol da caminhada dos romeiros, que finaliza na manhã deste sábado (7).