Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Centro Integrado (CIIR) realiza Círio Inclusivo em homenagem à padroeira dos paraenses

Reabilitandos, acompanhantes e profissionais de saúde tiveram momento religioso e reflexivo antecedendo o Círio de Nazaré, celebrado no domingo (8)

Por Pallmer Barros (CIIR)
06/10/2023 12h15

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou, nesta sexta-feira (6), o minicírio, com o intuito de oferecer um momento de inclusão religiosa que fortaleceu ainda mais a fé entre os reabilitandos, acompanhantes e profissionais, às vésperas de uma das maiores manifestações religiosas do mundo, o Círio de Nazaré, celebrado neste domingo (8) pelas ruas da capital paraense.

Organizado pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) e confeccionada pelos colaboradores da instituição, a berlinda conduziu a procissão com a imagem da Virgem de Nazaré por todo o ambiente do Centro de Reabilitação.  

O evento de humanização e acolhimento espiritual, acompanhado de cânticos, contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas em uma só fé. Entre elas, estava a dona de casa, Júlia Soares, de 29 anos, mãe da pequena Isadora, de quatro anos, que aproveitou para agradecer. “Foi um evento muito emocionante. Eu tenho muita gratidão a N. S. de Nazaré, em especial, pela vida da minha filha, porque foi uma gravidez de risco", disse ela.

"A Isadora tem diagnóstico de autismo e o ambiente de aglomeração da tradicional procissão no domingo faz com que eu não acompanhe mais como antes de tê-la, mas o minicírio nos deu essa oportunidade de nos imergir no sentimento de fé igual a tradicional procissão de domingo pelas ruas de Belém. Que a ‘Nazinha’ abençoe a todos. Feliz Círio!", desejou agradecendo pelas graças alcançadas.

Inclusão pela fé - A diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, destaca que, a instituição é um centro de inclusão que respeita todos os credos. Ela também salienta a criatividade do grupo ao confeccionar o altar, a berlinda e fazer a adaptação do carrinho que transportou a imagem da Virgem de Nazaré pelos setores da instituição. “Foi um momento muito especial de confraternização, fé e amor ao próximo. Isso é acolhimento. Isso é humanização. Afinal, a fé reside no respeito às diferenças. Um feliz Círio para todos os devotos da padroeira dos paraenses”.

A ação foi finalizada no Bloco C, onde foi montado um altar em homenagem ao Círio, que tem como tema este ano: ‘Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho’. 

Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).  

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.