Robôs surpreendem e animam usuários atendidos no Hospital Abelardo Santos
Programação levou alegria e diversão a diversos setores da unidade
Com luzes piscantes da cabeça aos pés e um som eletrizante, eles não passaram sem chamar a atenção dos usuários e profissionais que circulavam nos corredores e calçadas do Hospital Regional Dr. Abelardo (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, nesta quinta-feira (05).
A pequena Maitê, de 5 anos, estava aguardando atendimento no Pronto Socorro Infantil quando, de repente, se deparou com dois robôs na unidade. "Olha, que legal", disse a menina que dançou com os personagens. Sua mãe, Daniela Almeida, de 26 anos, também ficou surpresa. "Estar com uma criança doente é uma tarefa complicada, e quando a gente fala que vai ao médico, elas ficam com medo. Mas, agora, vendo esses bonecos, o medo passa e esse tempo fica mais divertido", disse a manicure.
De sorriso largo e pés dançantes, Ailton da Costa Gomes, de 73 anos, entrou na brincadeira e mexeu o esqueleto durante a ação. "Faço tratamento no Abelardo Santos há 3 anos, e uma das marcas desse hospital, é o serviço humanizado. As pessoas sempre estão alegres, e iniciativas como estas, deixam o espaço ainda mais harmônico", pontuou o aposentado que aguardava exames no ambulatório.
Ação - A supervisora de humanização do HRAS, Suzane Gonzaga, explica que esse tipo de iniciativa é uma experiência positiva e reconfortante durante o período de internação e para quem está aguardando atendimento médico. “A música e a dança podem ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade das crianças. A interação com os robôs de aparência amigável, podem estimular respostas emocionais positivas nas crianças e bem-estar psicológico. Eles podem servir como companheiros de brincadeiras encorajando as crianças a interagir e a socializar umas com as outras”, observou.
Acolhimento - Diversos projetos e atividades que proporcionam lazer e bem-estar aos usuários, são trabalhados periodicamente na unidade, como forma de acolher os usuários. “Temos projetos de leitura, entretenimento e acolhimento religioso para proporcionar a melhor experiência para os usuários. Sabemos que não é confortável estar no ambiente hospitalar, por esse motivo investimos em ações de humanização como forma de reduzir os impactos negativos da internação”, ponderou Aline Oliveira, diretora geral da unidade.
Serviço: O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.