Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REINTEGRAÇÃO SOCIAL

Seap promove “Feira de Talentos e Oportunidades” com o tema do Círio

Iniciativa visa a reinserção à sociedade com evento que permite a comercialização de produtos confeccionados por custodiados das casas penais

Por Caroline Rocha (SEAP)
04/10/2023 13h00

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) realizou na manhã desta quarta-feira (4), na sede instituição, em Belém, a “Feira de Talentos e Oportunidades”, que trouxe a temática do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, reunindo a produção dos internos da Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto de Santa Izabel (URRS Santa Izabel), e ainda itens e serviços disponibilizados por empreendedores que integram o quadro funcional da Seap.

A iniciativa tem como principal objetivo garantir a reinserção e a dignidade da pessoa privada de liberdade, oportunizando a comercialização e a reintegração em contato com a sociedade civil, além de promover o escoamento dos produtos confeccionados pelos custodiados. 

“Esse evento faz parte do planejamento anual, em que os servidores da Seap comercializam produtos artesanais, alimentação e manufaturados como bijuterias, e roupas. Também contamos com a Diretoria de Trabalho e Produção que trouxe as mercadorias advindas de projetos de profissionalização das pessoas privadas de liberdade”, contou Elainne Lobo, coordenadora de Assistência e Valorização do Servidor (CAVS).

A feira foi aberta exclusivamente aos servidores, e permitiu a compra de produtos confeccionados por custodiados nas unidades produtivas das casas penais. Os preços dos itens da horticultura, floricultura, marcenaria e da casa de farinha, que incluem goma, farinha e tucupi, eram atrativos se comparados ao preço de mercados da cidade. A renda dessas vendas é destinada ao fundo penitenciário de trabalho. 

A servidora Luana Freire sempre prestigia o evento, que para ela é o momento em que esses funcionários públicos podem conhecer os produtos e materiais que surgem da criatividade dos custodiados da Seap.

“Além de divulgar as ações que têm sido desenvolvidas por esta Secretaria em prol da ressocialização dos apenados, a feira demonstra o potencial de cada indivíduo que contribuiu para a construção dos materiais e bens nela expostos, ratificando a viabilidade de se trabalhar para a reconstrução após o encarceramento; este, um dos intuitos da Seap”, declarou.

Para Ana Carla Silva, que há 15 anos compõe o quadro de servidores da Secretaria, a participação se revela uma oportunidade de expor os objetos feitos por ela na área de papelaria.

“A feirinha cultural da Seap já acontece há bastante tempo, e sempre é uma chance de trazer mais material e fazer uma renda extra. Sou grata por essa iniciativa”, disse.

Texto: Yasmin Cavalcante – NCS/Seap