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Hospital de Clínicas promove inovação na adesão de boas práticas para a segurança do paciente

O projeto ‘Boas Práticas em Segurança do Paciente’ visa integração da gestão, ensino e assistência, além reduzir o dano desnecessário no cuidado ao paciente

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
03/10/2023 16h09

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, com objetivo de gerar melhorias na segurança do paciente, promove inovação através do projeto “Boas Práticas em Segurança do Paciente”. 

“Uma melhoria direta para a população, e ainda auxiliando a instituição a cumprir sua missão de promover saúde, ensino e pesquisa com qualidade e humanismo”, afirma Milena Palheta, enfermeira e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NQSP) do HC. 

Para a Segurança do Paciente foram determinadas seis metas, a fim de garantir a qualidade da assistência prestada: Identificar corretamente o paciente; Melhorar a comunicação entre os profissionais; Melhorar a segurança na prescrição; Assegurar cirurgia em local correto; Higienizar as mãos; Reduzir o risco de queda e lesão por pressão. 

O projeto Boas Práticas em Segurança do Paciente teve início no mês de fevereiro de 2023, sendo coordenado pelo NQSP, com o objetivo de consolidar a Política de Segurança do paciente e implementação das ações do Plano Anual de Segurança do Paciente.

Atualmente, o NQSP é formado por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, técnica de enfermagem, fisioterapeuta, psicóloga, agentes administrativos e estagiários extracurriculares em enfermagem e psicologia.

Desde fevereiro de 2023 até julho de 2023, foram realizadas 800 auditorias e a partir dos relatórios apresentados “já é possível perceber melhorias no ensino e na assistência, gerando impacto positivo para a população”, declara Josie.

Metas: A partir da criação do NQSP em 2022, a inovação do atual projeto ocorre ao integrar gestão, ensino e assistência com o objetivo oferecer aos gestores dados fidedignos sobre a adesão às metas de segurança, para que estes possam gerar melhorias em seus setores e resultados positivos a todos os envolvidos na instituição, desde gestão, servidores quanto à população atendida. 

“Em última instância, a intenção é reduzir a ocorrência de eventos adversos e reduzir prejuízos, tanto do ponto de vista causados aos pacientes e suas famílias, e aos encargos financeiros consideráveis para os sistemas de saúde”, explica Josie Mota, psicóloga que integra a equipe do NQSP. 

Texto: Kelly Barros (ascom HC)