Abelardo Santos investe em programações de cuidados com bebês prematuros
Ações às famílias dos recém-nascidos fortalecem vínculos e estimulam a autonomia no ato de cuidar das crianças
Medo, ansiedade e muito amor são sentimentos comuns em pais de bebês prematuros. E, para equilibrar essa mistura de emoções, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, vem investindo em programas com foco em orientações sobre os cuidados aos recém-nascidos no complexo neonatal da unidade.
A enfermeira do complexo neonatal do HRAS, Carmen Miranda, explica que o treinamento sobre essas boas práticas são destinados aos acompanhantes, a partir desse mês, acontecerão todas às sextas-feiras, para que eles ganhem autonomia e segurança para cuidar de seus filhos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Orientamos sobre a rotina dos bebês na UTI, como troca de fralda, banho, amamentação e ordenha, além disso, eles também podem sanar suas dúvidas com os profissionais. Desta forma, vão ganhando confiança e se preparando para continuar os cuidados depois da alta hospitalar”, enfatizou.
Experiência
Glauciane Silva, de 31 anos, é do município de Acará e ganhou seu segundo filho no HRAS. Ela já estava na capital paraense para um evento familiar, quando sentiu incômodos respiratórios, no último dia 10. Ela foi até a unidade fazer um atendimento, e para sua surpresa, naquele momento, precisava fazer uma cesariana de urgência, com 34 semanas.
"Ele nasceu com problemas respiratórios, não conseguia respirar direito e precisou ficar na UTI neonatal. Com isso ele rejeitou o leite. Agora estamos aguardando diminuir a secreção para iniciarmos a amamentação", contou.
Há 19 dias na unidade acompanhando o seu bebê, ela foi convidada para participar do treinamento. "As orientações foram válidas, esclareci dúvidas de como cuidar dele. Me sinto mais segura para até para perguntar para as profissionais. Perguntei tudo sobre o banho, foi muito bom", afirmou.
Para Thaynara Serafim, de 15 anos, que é mãe de primeira viagem de gêmeos, as informações adquiridas foram valiosas. Ela está na unidade há 17 dias, acompanhando os filhos que nasceram de sete meses.
“Como eles são prematuros, aprendi sobre o jeito de dar banho, trocar fraldas, de carregar e amamentar. Agora, estou aguardando eles ganharem peso para irmos para casa”, disse.
Para a diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, essas ações são necessárias para o cuidado e fortalecimento de vínculos. "A humanização da assistência em uma UTI Neonatal tanto ao recém-nascido quanto para a família e os profissionais de saúde, durante todo o processo de hospitalização, busca minimizar toda dor, o estresse, o sofrimento e o desgaste relacionado à internação. E entendemos que essas ações são de fundamental importância", disse a gestora.
Serviço:
O Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS) é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e conta com um serviço de pediatria de urgência e emergência, além de leitos clínicos.
A unidade é referência no atendimento à mulher e à criança, em quatro frentes pediátricas: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além do acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn). A pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.
Texto da Ascom HRAS