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Santa Casa do Pará recebe selo 'Segurança do Paciente' por boas práticas no hospital

Certificação foi concedida pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente em parceria com a empresa de consultoria Epimed Solutions 

Por Samuel Mota (SANTA CASA)
03/10/2023 14h02

A premiação é concedida às instituições que atendem aos critérios de promoção das boas práticas para a segurança do paciente ao notificarem, classificarem e tratarem os incidentes e eventos adversos conforme a legislação RDC 36/2013, com registro no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente.

Carina Pires, do Instituto Brasileiro da Segurança do Paciente (IBSP), diz que a ideia do selo é oportuna porque busca engajar e aumentar o envolvimento das instituições nesse movimento internacional de segurança do paciente.

“É uma alegria enorme. Um grande orgulho da Santa Casa ao receber essa certificação. E esse resultado é um propósito de mostrar também a cultura de segurança da organização. Para se conseguir esse selo a instituição, a ponta (referindo-se aos servidores que fazem o atendimento direto ao paciente) teve que notificar e para fazer essa notificação ela precisa entender o propósito da direção e priorizar a segurança e isso é reflexo da cultura que é relacionado ao comportamento de notificar e toda essa ação resultou na certificação da Santa Casa”.    

Lucas Garcia, representante da Epimed Solutions, disse que essa paixão que se percebe nos servidores, esse engajamento, essa força de vontade é notória. Todo mundo aqui tem uma paixão e carinho muito grande pela instituição e a gente tem a certeza que é isso que move grande parte dessas ações que são promovidas pela Santa Casa e vocês estão no caminho certo”. A Epimed Solutions é especializada em soluções para gestão de informações clínicas e epidemiológicas que, através do acompanhamento e da análise de indicadores.

Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa, diz  que a principal vertente do hospital é a assistência e você consegue colocar isso em um hospital público, com qualidade, com prêmios e reconhecimentos nacionais e por vezes internacionais. “É o resultado de empenho, é o amor que as pessoas têm dentro desse hospital, no dia a dia, no atendimento de nossos usuários em todas as vertentes do hospital. E vale destacar que sem todo esse empenho, todo esse engajamento a gente jamais chegaria a momentos como esse que estamos chegando hoje”.

“É muito gratificante falar isso nesse momento, porque a gente está dando uma devolutiva à sociedade com vários serviços de alta qualidade. Um serviço que nossos pacientes são atendidos com segurança, para que a gente consiga ver um bom serviço para entregar qualidade, entregar celeridade nos processos. E isso renova as nossas energias”, diz Bruno Carmona. 

“Esse é um momento que marca a nossa busca por melhorias. E fica marcado de que estamos fazendo no dia a dia, como equipe a gente está conseguindo entregar à sociedade e não sou eu que estou dizendo isso, são instituições externas que estão documentando que a Santa Casa do Pará é um hospital que está acima da média. Pacientes estão sendo atendidos com segurança e a equipe está sempre buscando o melhor em benefício da sociedade”, enfatiza o gestor.

Paciente seguro - Segundo o IBSP, estudos internacionais indicam que de 4% a 16% dos pacientes hospitalizados em países desenvolvidos são afetados por incidentes relacionados à assistência à saúde, incluindo eventos adversos. E nesse contexto, a gestão de incidentes desempenha um papel fundamental na construção de uma cultura de segurança que priorize a notificação, investigação e a sua abordagem como oportunidade de aprendizado. 

“A conquista se deve ao fortalecimento da Cultura de Segurança e Aprimoramento do Sistema de Gestão da Qualidade, no qual a certificação tem por objetivo incentivar a implementação de processos eficazes para prevenção, detecção e respostas a incidentes e eventos adversos, visando a segurança do paciente nas instituições de saúde’, comemora Camila Negrão, responsável pelo Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança da Santa Casa. 

A diretora técnica assistencial da Fundação Santa Casa, a médica Norma Assunção, avalia que a premiação é um reconhecimento de que o trabalho está no caminho certo. A instituição disponibiliza 486 leitos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “A segurança do paciente é um objetivo e uma meta importante para o trabalho assistencial porque é o norte de fazer uma assistência com a consciência de que não vamos causar dano ao paciente”. 

Texto da Ascom Fundação Santa Casa