Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2023

Servidores da Seju participam de Curso de Primeiros Socorros para atuação no Círio

Secretaria tem sede perto da avenida Presidente Vargas, um dos corredores das romarias, e, desde o ano de 2019, abriga um Posto de Atendimento

Por Elck Oliveira (SEIRDH)
03/10/2023 13h13

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju), em parceria com a ONG Amigos Voluntários do Pará (AVP) e a Defesa Civil de Belém, promoveu, na segunda-feira (2), um treinamento básico de primeiros socorros para os servidores da Secretaria que desejam atuar como socorristas voluntários nas procissões da Trasladação e Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorrem no próximo final de semana. Por sua localização estratégica - próxima à avenida Presidente Vargas, uma das vias mais importantes dos trajetos das romarias - a Seju funciona, desde 2019, como um Posto de Atendimento Médico para dar suporte aos romeiros, também em parceria com a instituição Amigos Voluntários do Pará. 

Participaram do treinamento servidores, estagiários e terceirizados que atuam na Secretaria e querem contribuir com os eventos da festividade nazarena, como voluntários do Círio de Nazaré. “A Secretaria de Estado de Justiça, por meio da Coordenadoria de Monitoramento de Direitos Violados (CMDV), a exemplo de outros órgãos das esferas estadual, municipal e federal, está envolvida com o Círio, assim como toda a sociedade paraense. Estaremos presentes nas duas maiores procissões,  através de voluntários para salvar vidas. Somos ligados uns aos outros pelo amor de Deus e esse vínculo fortalece a virtude da união”, destacou o coordenador da CMDV, Felipe Rosa. 

O servidor Hugo Ariel, de 28 anos, ressaltou a importância da capacitação. “É muito importante a gente aprender sobre primeiros socorros, não apenas para a atuação no Círio, mas para a vida como um todo. Com certeza, aprendi muitas coisas que não sabia nessa oportunidade”, frisou. 

A estagiária da Seju, Agatha Santos, de 18 anos, também participou do curso e destacou os conhecimentos adquiridos. “É muito válido, não apenas por conta do bem coletivo que a gente pode fazer, mas também para o nosso crescimento pessoal. Estou muito feliz em poder ter participado e também prestar esse atendimento aos romeiros”, comentou, ao final do treinamento.