Usinas da Paz promovem Workshop de Elaboração de Projetos Culturais
As Usinas da Paz iniciaram nesta semana uma programação especial para quem trabalha na área cultural, visando fortalecer o potencial criativo e empreendedor dos fazedores de cultura das comunidades atendidas pelas UsiPaz. Por meio de workshops, palestras e atividades práticas gratuitas, essa iniciativa tem como objetivo proporcionar capacitação e conhecimentos essenciais para a elaboração e execução de projetos culturais de impacto.
A programação iniciou nesta segunda-feira (02), na UsiPaz Pe. Bruno Sechi, localizada no bairro do Benguí. Esta iniciativa, fruto de uma parceria entre a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Amazônia Lab e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), tem como objetivo central capacitar e potencializar o impacto cultural nas comunidades. Através da mediação de processos de produção material e imaterial de bens culturais e da interação com agentes sociais diversos, o workshop visa fortalecer a cultura local.
"A ideia é fomentar e fortalecer os empreendedores das áreas do TerPaz. Temos muitos fazedores de cultura que não têm noção de como elaborar projetos para participar dos editais, e o Governo do Estado, promovendo essas oficinas, está dando oportunidade para que essas pessoas se capacitem e tenham o poder de captar e elaborar seus projetos", informou a turismóloga Leila Trindade, responsável pelo workshop.
Uma das participantes foi a cenógrafa Ana Juliana Oliveira, que ficou animada após aprender mais sobre a elaboração de projetos culturais. "A gente não tem essa vivência aqui no bairro de aprender sobre produção cultural e há muitos trabalhos oportunos. Essa oficina está somando conosco e, com certeza, vamos colocar em prática o que nos foi apresentado", afirmou.
Este workshop é uma demonstração do compromisso das Usinas da Paz e de seus parceiros em promover o crescimento cultural e a capacitação de comunidades, criando oportunidades valiosas para os fazedores de cultura e fortalecendo a identidade cultural local.
"Esse workshop é de extrema importância para os fazedores de cultura do bairro, é uma oportunidade deles conhecerem melhor como funciona o sistema e como podem acessar os recursos destinados à cultura, a fim de trazer mais atividades para dentro do bairro e atender nossa comunidade", explicou a coordenadora-geral da UsiPaz Pe. Bruno Sechi, Juliana Chaves.
Próximas datas - Workshop de Elaboração de Projetos Culturais segue durante esta semana, com a próxima edição agendada para quarta-feira (04), às 18h, na UsiPaz Prof. Amintas Pinheiro, no bairro do Ícui-Guajará, em Ananindeua. Na quinta-feira (05), a ação será às 16h na UsiPaz Antônia Corrêa, em Marituba, e na sexta-feira (06), às 18h, na UsiPaz Jurunas/Condor, em Belém. Para obter mais informações, os interessados podem procurar a recepção do complexo mais próxima.
Texto: Amícia Ellem (sob supervisão de Paulo Garcia)