Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MODERNIZAÇÃO

Hospital de Clínicas comemora 36 anos com investimentos em estrutura e serviços

Unidade é referência estadual nas especialidades de cardiologia, nefrologia e psiquiatria.

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
02/10/2023 12h51

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, completa, nesta segunda-feira (02), 36 anos de criação com uma estrutura ampliada e modernizada que resulta na melhoria da prestação dos serviços em saúde. A unidade é referência estadual nas especialidades de cardiologia, nefrologia e psiquiatria.

Para Heloisa Guimarães, diretora-presidente do HC, a atuação de diversos profissionais permite a oferta de uma assistência segura e de qualidade na saúde pública.

“A alegria da data de hoje reflete a dedicação de todos os servidores do Hospital de Clínicas, fazendo com que a gente consiga eliminar filas de espera históricas. Só neste ano de 2023, nós conseguimos zerar a fila da obstetrícia de alta complexidade e a fila de cirurgia vascular”, ressaltou a gestora.

O estudante universitário Cristian Fonseca, de 24 anos, é um dos pacientes beneficiados. Ao nascer, a família descobriu que ele teria um sopro no coração, que é quando o sangue precisa passar por um orifício que está menor do que deveria. Ao completar 10 anos, Cristian passou por um procedimento cirúrgico na Fundação. 

“Quando cheguei ao hospital para ser internado, fui avaliado pelo cirurgião responsável, que conversou comigo, me examinou e fez uma bateria de exames. Durante a internação, que durou algumas semanas, eu brincava na brinquedoteca, tinha aulas com os pedagogos. São memórias bem acesas em mim”, afirmou Cristian.

Após a cirurgia, o universitário teve a saúde totalmente restabelecida. “Mesmo enfrentando um problema de saúde, tendo que tomar injeções e remédios todos os dias, eu enxergava ali como um momento de prazer, no caso, que era brincar, estudar e estar com pessoas e me divertindo”, acrescentou. 

Ampliação - Investimentos têm permitido a ampliação e modernização de diversos setores da instituição. Neste ano, a Fundação entregou um novo lactário para pacientes. O espaço, destinado para o tratamento de leite humano e seus substitutos, recebeu novas luminárias LED, bancadas em aço inoxidável e novas salas. 

Ainda em 2023, o setor de psiquiatria tem recebido diversas melhorias em seus setores, entregando um espaço humanizado e seguro aos pacientes internados. Novas enfermarias, postos de enfermagem e salas de descanso para servidores já foram entregues. 

Projetos - Contemplando o protocolo de assistência e humanização prestado aos pacientes, a equipe multidisciplinar que atua na Fundação vem desenvolvendo ações e projetos voltados aos usuários. Um deles é o projeto “Ensaio fotográfico em gravidez de alto risco”. A iniciativa promove ensaios fotográficos entre grávidas de alto risco, em um momento de autocuidado.

Além disso, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna realiza, entre pacientes psiquiátricos em internação, a atividade terapêutica ‘Resgate do Ser’, que promove atividades em ambientes ao ar livre e próximos à natureza, tendo como principal objetivo a promoção do bem-estar.

“É uma atividade lúdica com objetivo terapêutico. A vinda para espaços como esse, ao ar livre, colabora para resgatar os valores psicossociais e emocionais, já presentes na personalidade mas que, por conta do momento de crise, estão ausentes. Queremos que ele saia desse ambiente hospitalar e se sinta emocionalmente bem”, é o que explica Mário Antônio, enfermeiro e coordenador do projeto. 

Criação - Em 02 de outubro de 1987, foi assinada Lei Estadual nº 5.394, oficializando a criação do hospital. A história do HC começou em 1982 com a determinação do Governo do Estado que, na época, tinha à frente o atual senador Jader Barbalho, para implantação de um estabelecimento de saúde com quatro clínicas básicas (médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica), atendimento ambulatorial e referência especializada em psiquiatria.