No Pará, CIIR conduz mais de 15 mil atendimentos à saúde na terceira idade
Usuários podem contar com consultas, exames, dispositivos ortopédicos e acesso à prática de esportes adaptados para a reabilitação
O usuário Luiz Cardoso participa da canoagem adaptadaNo Dia Internacional da Terceira Idade, 1º de outubro, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, destaca os 15.680 atendimentos em saúde oferecidos à pessoa idosa no Pará, no período de janeiro a agosto de 2023.
Entre os serviços oferecidos aos usuários idosos estão as consultas médicas, exames ambulatoriais, acompanhamento terapêutico, assistência do serviço social, acesso a dispositivos ortopédicos, como órteses, coletes e próteses de membros inferiores e superiores, disponibilização de meios auxiliares de locomoção (cadeiras de rodas e de banho, andadores, bengalas e muletas) com entrega dos equipamentos para quem precisa da reabilitação, incluindo aparelhos auditivos.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, para ser comemorada em 1º de outubro; já no Brasil, foi definida pela Comissão de Educação do Senado Federal no dia 27 de setembro com o objetivo de abrir espaço para a reflexão a respeito da situação do idoso no país, seus direitos e dificuldades.
Idosos no Brasil - Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo o indivíduo com 60 anos ou mais nos países em desenvolvimento; 65 anos ou mais, em países desenvolvidos. Ainda segundo a OMS, o número de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a dois bilhões de pessoas até 2050. O número representará um quinto da população mundial.
No Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2021, o país passou a ter mais de 10% de sua população formada por idosos com 65 anos ou mais. De acordo com o último levantamento, a população brasileira foi estimada em 212,5 milhões de pessoas. Destas, 21,6 milhões tinham 65 anos ou mais de idade, o que representa 10,2%, um aumento de cerca de 9 milhões de idosos no país.
Serviços em saúde – Diante desse cenário e objetivando proporcionar mais saúde e qualidade de vida à população idosa no estado, o CIIR oferta entre os serviços, a prática de esporte adaptado na reabilitação dessas pessoas.
Um dos usuários atendidos no Centro de Reabilitação é Luiz Cardoso, de 72 anos, diagnosticado com baixa visão causada por degeneração macular da retina em ambos os olhos. Ele procura o CIIR semanalmente para fazer atividades que tragam melhorias à saúde.
Idosos praticam a Gameterapia“Durante meu acompanhamento, o esporte sempre foi a proposta para o meu desenvolvimento. No dia a dia, o vôlei, polo aquático e a bocha, por exemplo, melhoram a minha noção de ambiente e o meu enxergar, que são as minhas dificuldades. As bolas são coloridas e, com isso, eu consigo ver, por vultos, a direção do objeto”, destaca o reabilitando. A atividade é uma espécie de treino para quando, por exemplo, atravessar a rua, ele possa olhar para o semáforo e identificá-lo se está vermelho ou verde para realizar o trajeto da travessia, este sendo o estímulo de adaptação.
Segundo João Rodrigues, profissional de educação física e um dos terapeutas que conduz o esporte adaptado no CIIR, a integração com a terapia traz benefícios para o corpo e a mente, contribuindo assim, com a saúde e o bem-estar dos idosos.
“As atividades proporcionam aos usuários o ganho cardiorrespiratório, força muscular e, principalmente, equilíbrio corporal e mobilidade. Ainda há o complemento com a interação social entre os praticantes”, detalha, ao destacar que os planos terapêuticos são montados de acordo com o perfil clínico da pessoa atendida.
Serviço social – Além de promover saúde, o Centro de Reabilitação garante aos usuários assistidos, um suporte da equipe multiprofissional com a presença do serviço social, que auxilia nos esclarecimentos dos direitos garantidos por lei, tais como moradia, assistência social, inclusão, saúde e reabilitação de acordo com a Lei 10.741 de 2003, identificada como Estatuto da Pessoa Idosa.
“Esse dispositivo trata dos principais direitos dos idosos, dos deveres da sociedade, da família e do poder público. Apesar de ser essencial para o bem-estar na terceira idade, muitas pessoas desconhecem os diversos benefícios que poderiam desfrutar quando atingem os 60 anos”, alerta Lorena Penha, assistente social.
A profissional esclarece ainda que o “CIIR é um exemplo dessa garantia de direitos porque a instituição está dentro da política de saúde pública direcionada aos idosos, que oferta consultas médicas, reabilitação e exames ambulatoriais, entre outros serviços”.
Durante os atendimentos, o setor de serviço social também orienta os usuários no acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), a gratuidade no transporte público municipal e interestadual; além do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que assegura ao reabilitando, residente a mais de 50 km da instituição, que consiga o auxílio de transporte público do seu município até Belém para a realização dos serviços de saúde.
Estrutura - O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.