Crianças participam de atividades no novo Parque do Utinga
Incentivar crianças e fomentar o cuidado com o meio ambiente, de forma lúdica e interativa. Esses foram os objetivos das atividades realizadas pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), nas manhãs dos dias 17 e 18 de março, durante a reinauguração do Parque Estadual do Utinga.
A equipe de técnicos da secretaria realizou uma ação de promoção à Educação Ambiental para crianças de várias idades. A programação foi composta pelo jogo de tabuleiro “Amigo do Meio Ambiente”, pintura corporal e atividades de colorir. O jogo consistia em um tabuleiro gigante no chão e um dado que a criança jogava e andava o número de casas que ele indicava.
“Esse jogo tem algumas reflexões a respeito da educação ambiental, do descarte do lixo e do uso consciente dos recursos naturais. À medida que a criança joga o dado e anda algumas ‘casas’, ela aprende quais são as posturas corretas de conservação do meio ambiente”, complementou a servidora Deiliany Oliveira, gerente de articulação e difusão da educação ambiental da Semas. Ao final da partida, era dado um brinde e a criança ganhava o certificado de amigo do meio ambiente.
Muitas crianças e pais estiveram presentes no estande da Semas e aprovaram a iniciativa da coordenaria. O promotor de vendas João Nascimento afirmou ter gostado das atividades. “Foi muito bacana essa ideia e teve tudo a ver com o ambiente em que estávamos. O Parque está lindo e merece ser preservado. O jogo ajudou a minha filha a entender o motivo, por exemplo, de não ter lixeiras dentro do Parque. De fato, a educação ambiental é e sempre será muito importante para o desenvolvimento do ser humano”, disse ele, que levou a filha Carolina para conhecer o novo Parque do Utinga.
Oficina – Alunos de dois colégios estaduais do Conjunto Marex participaram da Oficina de Agente Ambiental promovida pela Semas e Associação Cultural do Marex. O evento ocorreu nos dias 15 e 16 de março e reuniu 20 discentes das escolas estaduais Dom Pedro I e Presidente Castelo Branco.
Promover a educação ambiental e incentivar estudantes o cuidado com o meio ambiente foram os objetivos da oficina cuja programação foi composta por trabalhos em grupo, palestra sobre meio ambiente e destino do lixo, apresentação de vídeos educacionais, rodas de discussão sobre o tema e certificação de agente ambiental. Técnicos da Secretaria apresentaram a importância da conservação da natureza de forma dinâmica e lúdica.
O técnico em gestão pública da Semas, Reinaldo Carvalho, afirmou que a programação foi feita de forma dinâmica para que os estudantes absorvessem com mais facilidade a informação passada. “Começamos com uma ginástica laboral com os alunos. Posteriormente, expusemos sobre a questão dos resíduos sólidos, a reciclagem, a poluição hídrica e a poluição atmosférica. Tudo acompanhado de vídeos dinâmicos para o melhor entendimento deles. Esse é o papel da educação ambiental, ensinar e formar novos agentes ambientais para que o conhecimento seja repassado para a comunidade”.
O público aprovou a iniciativa colaborando com a discussão e demonstrando interesse no assunto. A estudante Samara Pamplona, de 16 anos, declarou que “essa oficina foi muito importante pra gente, principalmente, porque a conservação do meio ambiente depende de todos, não somente dos governantes. Fiquei feliz pela iniciativa dos organizadores, é legal saber que agora sou uma agente ambiental”.
Com o sucesso da oficina, a coordenadora da Associação Cultural do Marex, Regilda Patrício, revelou que está planejando novos eventos em parceria com a Semas para moradores do bairro. “Decidi selar essa parceria pelo simples fato dos técnicos da Semas serem capacitados para falar sobre Educação Ambiental. A ideia da Associação é tornar esse assunto atraente, por isso já estamos planejando novas programações de Educação Ambiental”, finalizou a socióloga.